SóProvas


ID
176008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O controle de pragas é imprescindível para o sucesso de todo
empreendimento agrícola. Acerca desse controle em algumas
fruteiras, julgue os itens subsequentes.

O controle do ácaro da leprose na cultura dos citros deve ser feito mediante determinação do nível de dano econômico. Dessa forma, os citricultores devem iniciar as pulverizações com acaricidas logo no aparecimento dos primeiros sintomas da leprose nos frutos.

Alternativas
Comentários
  • É causado por um vírus disseminado por um ácaro de coloração alaranjada intensa a vermelho, que apresenta corpo achatado, de tamanho reduzido, cerca de 0,3 mm, 4 pares de patas e movimentos lentos.             Os sintomas podem aparecer em ramos, folhas e frutos. Nas folhas aparecem manchas claras com halo claro característico e o centro quase sempre necrosado. Nos frutos verdes aparecem manchas verde-claras, rodeadas por um anel amarelado que sobressai da cor verde da parte roxa infectada do fruto. Com o amadurecimento deste, tais manchas tornam-se pardas ou escurecidas, ligeiramente deprimidas, de tamanho variável, às vezes com pequenas rachaduras. Os frutos, quando atacados, ficam bastante depreciados ou mesmo inutilizados para o mercado de frutas frescas pela sua aparência repugnante. Nos ramos provocam manchas que se transformam em pústulas salientes, dando-se, finalmente, a soltura da casca. Evita-se a disseminação da leprose controlando-se o “ácaro da leprose”, com pulverizações de enxofre molhável a 0,3-0,7% ou clorobenzilato a 0,12% ou ainda dicofol a 0,15%, além de outros acaricidas específicos.
  • O controle do ácaro da leprose do citros deve ser feito mediante amostragem. Quando houver mais que 2% das folhas ou frutos examinados estiverem infestados com o ácaro da leprose, ou quando mais que 10% das folhas e frutos examinados estiverem infestados com o ácaro da leprose e outro ácaro, o controle deve ser iniciado (aplicação de acaricidas específicos).
  • O controle dos ácaros deve ser feito antes do aparecimento da leprose (doença viral) transmitida pelo acaro vetor.