SóProvas


ID
1760746
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Mandamentos do consumismo I

   A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas, nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores. Isso vale também para o refrigerante que descalcifica os ossos, corrói os dentes, engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o elixir da suprema felicidade.

   A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Capital significa cabeça. Ensina meu confrade Tomás de Aquino (1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a cabeça e dos quais derivam inúmeros males.

   A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo. A inveja faz as crianças disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo. A ira caracteriza o nipônico quebrando o televisor por não ter adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem as portas da fama com direito a uma confortável casa com piscina. A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos prêmios de carnês. A gula, nos produtos alimentícios e nas lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches piramidais. A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis. (Frei Betto, 08/05/2011)

O texto 1 nos diz que o texto publicitário “é religioso às avessas”; isso porque:

Alternativas
Comentários
  • meu raciocínio na letra C foi:  religioso as avessas. se o religioso fala dos pecados, e teme os pecados capitais. no caso do texto em questão é o contrário...eles enaltecem os pecados capitais. então o contrário dos religiosos.

  • Veja o trecho abaixo: 

    A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Capital significa cabeça. Ensina meu confrade Tomás de Aquino (1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a cabeça e dos quais derivam inúmeros males.

    Percebe-se pelo exposto no paragrafo que o autor entende que a publicidade prima por exaltar os pecados que geram ao consumismo, entendendo o pecado como mais eficaz na apelação publicitária e sobrepondo assim as virtudes.

    Eu entendi isso e acertei rs

    Bons estudos

  • "A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria."

    A palavra "avessas", significa coisas em oposição, desta forma, concluímos que as todo o processo de marketing é contrário às virtudes religiosas.
    C) apela mais para pecados que para virtudes; CORRETO.
  • Está associado a compreensão do texto.


  • Tá aí um tipo de questão que a FGV dificilmente põe em suas provas, fácil. 

  • Envolve um pouco de raciocínio lógico.

  • Fiquei com medo dessa por ser tão fácil. :o

    GAB C
  • Simples, é so analisar a estrutura do texto, a resposta está no proprio parágrafo, no paragrafo seguinte só reforça mais a ideia de apelar para os pecados que para virtudes.

  • Questão fácil, no entanto pode gerar confusão na alternativa "destaca qualidades humanas notáveis". Realmente ele destaca qualidade humanas notáveis. Lembrando que "qualidade" pode assumir o viés positivo ou negativo. Existem qualidades boas e ruins. FGV, como sempre, sendo FGV. 

  • Questão simples, porém não e de figura de linguagem.

    Alternativa C, é preciso ler o contexto para compreender.

  • Se é religiosa as aversas só percebermos qual o princípio das religiões, (A santidade), e nesse caso lendo o contexo geral, percebemos que as propagandas exaltam mais certos tipos de pecados (7 capitais), que a santidade.

  • que texto!