SóProvas


ID
1760749
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Mandamentos do consumismo I

   A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas, nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores. Isso vale também para o refrigerante que descalcifica os ossos, corrói os dentes, engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o elixir da suprema felicidade.

   A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Capital significa cabeça. Ensina meu confrade Tomás de Aquino (1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a cabeça e dos quais derivam inúmeros males.

   A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo. A inveja faz as crianças disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo. A ira caracteriza o nipônico quebrando o televisor por não ter adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem as portas da fama com direito a uma confortável casa com piscina. A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos prêmios de carnês. A gula, nos produtos alimentícios e nas lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches piramidais. A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis. (Frei Betto, 08/05/2011)

Os exemplos citados no primeiro parágrafo (alimentos geneticamente modificados e refrigerante) do texto 1 têm a finalidade de:

Alternativas
Comentários
  • marquei a letra D pq pensei que o que o texto quer dizer é que não importa se o refrigerante ou a comida fazem mau...se o marketing for bom as pessoas vão comprar mesmo assim.

  • Resposta correta: D


    Comprova-se no trecho: "não tem a menor importância se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores.

  • marquei b, fiquei super em duvida


  • Marquei B com a maior certeza do mundo, mas não discordo do gabarito. Pelo contexto há várias pistas que mostram a força da publicidade.

  • "Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing."

    A partir desse período, ele explica o porquê da afirmação, ou seja, mostrar do que o marketing é capaz, mesmo quando o produto é prejudicial.

    Gab: D

  • falar que a publicidade é enganadora talvez extrapola ou delimita sua função (somente enganar, o que está errado por óbvio), mas o texto muito fala nesse sentindo, inclusive nos trechos mencionados pelos colegas João Neto e Ana Oliveira. Se um argumento é capaz de enganar alguém, então ele é "FORTE" ou a pessoa erra/desconhece...... Marquei B porque não quis associar força à mentira, ERREI.

  • analisando as opções podemos percerber semelhaças que as eliminariam, observe:

    a) indicar alguns males do consumismo;

    b) demonstrar que a publicidade é enganadora;

    c) comprovar a desonestidade do mundo atual;

    d) mostrar a força do marketing (alternativa correta)

    e) denunciar males da publicidade

    Gab: D

  • Achei a resposta no primeiro parágrafo quando ele diz: "A publicidade cerca-nos de todos os lados - (...) - e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje tudo se reduz a uma questão de marketing"

    Ali está flagrantemente destaca a força do marketing.

  • Reparem na expressão

    "  Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores "
    Ela se encontra entre os dois exemplos citados (alimentos geneticamente modificados e refrigerante) . Com a colocação da expressão entre as partes, reforça ainda mais a força do marketing, gab. D.

  • Mesmo sabendo dos males que alguns produtos podem nos causar (caso do refrigerante), o seu consumo é altíssimo, pois o marketing bem elaborado camufla seus defeitos.

    GAB D 

  • Questao tipica da banca. Ela coloca  alternativas equivalentes/semelhantes e restará o gabarito, no caso A=E e B=C, sobrando D como resposta

  • Idéia expícita que uma boa propaganda camufla o que pode existir negativo.

  • Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Essa frase já responde a questão.

  • No momento que o texto fala que a publicidade nos força a consumir certos produtos que são prejudiciais a nossa saúde, isso nos mostra que a mesma tem poder de nos tornar inconsciente. Sendo assim, cheguei à resposta, gabarito D

  • Eu acho que essa questão tem 3 gabaritos possíveis: B. D e E. 

  • Concordo plenamente com a Gisele, ia escrever isso agora. Assim fica muito difícil, pois são 3 respostas completamente aceitáveis, possíveis .

  • @Giselle e @Fabiano Chaves, acreditem se quiser, mas quando eu resolvo questões de interpretação de textos, ao ir lendo as alternativas, vou colocando um "x" nas que eu considero impossíveis e um risco nas outras, que eu considero possíveis respostas. Acredite, eu coloquei um risco (possíveis respostas) exatamente na B, D e E. Eu achava que era só comigo, mas já vi que não. Em questões da FGV, em pelo menos 70% delas, eu me deparo com pelo menos duas possíveis respostas. Por lógica, acabo tendo de escolher uma como resposta, né. Muitas vezes eu acerto, mas em outras muitas eu erro. E dois são os caminhos do meu erro: 1) revendo a questão, com mais calma e nitidez (com a ajuda dos fantásticos comentários dos colegas aqui do QConcurso), caio na real e vejo que realmente eu tinha um motivo a mais para colocar a outra como resposta e por desatenção não o fiz, e 2) pura subjetividade e arbitrariedade da banca — infelizmente esta última é a mais corriqueira.

    Enfim, em frente!

    *Obs.: Essa eu consegui acertar! rs Usei como base para resposta os seguintes excertos:

    "Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing."

    +

    "Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores."

  • "Tudo é uma questão de marketing."

  • a A também é tentadora