SóProvas


ID
1760755
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Mandamentos do consumismo I

   A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas, nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores. Isso vale também para o refrigerante que descalcifica os ossos, corrói os dentes, engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o elixir da suprema felicidade.

   A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Capital significa cabeça. Ensina meu confrade Tomás de Aquino (1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a cabeça e dos quais derivam inúmeros males.

   A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo. A inveja faz as crianças disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo. A ira caracteriza o nipônico quebrando o televisor por não ter adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem as portas da fama com direito a uma confortável casa com piscina. A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos prêmios de carnês. A gula, nos produtos alimentícios e nas lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches piramidais. A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis. (Frei Betto, 08/05/2011)

“Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o elixir da suprema felicidade”.
O comentário inadequado sobre a composição desse segmento do texto 1 é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C.

    Sobre a letra "A": Hedonismo - Doutrina filosófica que faz do prazer um bem supremo e .objeto da vida.


    "hedonismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/hedonismo [consultado em 16-12-2015].

  • Inadequado portanto refere-se a qual alternativa está fora do contexto, somente a "c"

  • No sentido figurado, "elixir" é aquilo que tem efeito mágico ou miraculoso.

  • A questão "C" é a unica que não tem nada haver com o texto

  • A questão mais fácil de interpretação de texto que a FGV já fez.


  • Como a questão pede o comentário inadequado sobre a composição desse segmento do texto. 

    Também poderia ser essa resposta: 
    a felicidade, para esses jovens, está no material.

    Nesse segmento do texto exalta muito bem a sensação e não o material. O ser e não o ter.
  • Acho que percebi uma malandragem da FGV: joga uma palavra pouco comum na letra A para vc não descartar de primeira. Aí, se você não acha a resposta nas outras 4 alternativas e fica em dúvida, vai na letra A. Errei essa questão assim, mas depois olhando com calma, a resposta clara é a letra C. Afinal, o segmento não diz NADA sobre oposição. 

    Moral da história: vamos ficar LIGADOS na letra A. Não to dizendo para ignorá-la, não...vai errar lá e joga a culpa em mim! rsrs To falando para prestar uma atenção maior. Claro que se tiver certeza absoluta que é A, então você marca a A. No entanto, se estiver em dúvida, é bom ter mais atenção emcima dela. Tem dado certo. 

  • Errei pq nao vi INADEQUADO. AFFFFF

  • Cuidar os tópicos frasais. Em nenhum momento do texto aparece a palavra "velhos".

  • li inadequado e respondi como inadequado. Cachaça errada da zorra...

  • os jovens pretendem opor-se aos mais velhos;

    (o texto não cita essa questão)

    LETRA C,

  • Fui por eliminação. Na hora da questão eu não sabia nem o que era hedonismo, mas a alternativa (C) é bem Bob Marley.

  • Hedonismo: valorização do prazer em detrimento do sofrimento.
  • Do prazer de viver marca a juventude

    Alguém me explica porque essa está adequada, por favor?! O trecho nao fala nada sobre prazer de viver.

    Além disso, minha interpretação foi de que os jovens, ainda q "exultantes", precisam do elixir da felicidade.. o q me leva a entende q o prazer de viver nao seria uma marca da juventude!