SóProvas


ID
176101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A saúde dos bovinos, equinos, suínos e aves é importante para o
sucesso da criação desses animais. Acerca da sanidade animal,
julgue os itens de 76 a 83.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria transmitida pelos alimentos, água e ar, podendo demorar até cinco anos para que se verifiquem os sintomas nos bovinos, tais como perda de peso, cansaço, diminuição da produção e morte. Os produtores devem adotar como medidas preventivas a execução da quarentena, a eliminação de gatos e cachorros no curral e a realização de exames periódicos no rebanho.

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo  Mycobacterium que é uma bactéria transmitida pelo ar, alimentos ou água.  Ela ataca primeiramente os linfonodos, pulmões e intestinos, com a  formação de granulomas ou cáseos chamados tubérculos, que podem comprometer outros órgãos e músculos.  A doença se desenvolve lentamente podendo demoraaté 5 anos para que verifique alguns sintomas. No geral, os animais “parecem saudáveis” por muito tempo, transmitindo a doença a outros animais e também para as pessoas, até que começaa aparecer as lesões tuberculosaaabate.

    SINTOMANos bovinos, perda de peso, cansaço e diminuição da produção do leite, levando a morte. 

    TRANSMISSÃO: Ingestão de leite (cru) e seus derivados; animais infectados; manejo e instalação inadequados (estabulação); água e forragens contaminadas.

    TRATAMENTO: 

    Não existe tratamento nem a vacinação. Recomenda-se o abate dos animais reagentes.

    Para os animais:

    • Fazer quarentena
    • Não permitir a presença de gatos e cachorros no curral
    • Exames periódicos do rebanho
    • Isolamento e sacrifício dos positivos
    • Desinfecção das instalações
    Fonte:http://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/sanidade-animal/tuberculose
  • GAB C

     

    a Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo  Mycobacterium bovis que é uma bactéria transmitida pelo ar, alimentos ou água.  Ela ataca primeiramente os linfonodos, pulmões e intestinos, com a  formação de granulomas ou cáseos chamados tubérculos, que podem comprometer outros órgãos e músculos.  A doença se desenvolve lentamente podendo demorar até 5 anos para que verifique alguns sintomas. No geral, os animais “parecem saudáveis” por muito tempo, transmitindo a doença a outros animais e também para as pessoas, até que começam a aparecer as lesões tuberculosas ao abate.

    SINTOMAS: Nos bovinos, perda de peso, cansaço e diminuição da produção do leite, levando a morte. 
    TRANSMISSÃO: Ingestão de leite (cru) e seus derivados; animais infectados; manejo e instalação inadequados (estabulação); água e forragens contaminadas.

    TRATAMENTO: Não existe tratamento nem vacinação. Recomenda-se o abate dos animais reagentes.

    Para os animais:

    Fazer quarentena Não permitir a presença de gatos e cachorros no curral Exames periódicos do rebanho Isolamento e sacrifício dos positivos Desinfecção das instalações