SóProvas


ID
1761358
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as megacidades, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Megacidades (conceito criado pela ONU), em cidades com populaçao acima de 10 milhões de habitantes, presentes geralmente em paises emergentes. Existe de fato um  cntrole da mídia e a capacidade de difundir mensagens, devido ao fator citado anteriormente.

    Portanto alternativa correta, letra d)

    Fontes:

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/megacidades.htm

    https://books.google.com.br/books?id=qdvEuHCStpUC&pg=PA99&lpg=PA99&dq=controle+da+m%C3%ADdia%2Bmegacidades&source=bl&ots=1-8bTOjwxk&sig=UdCRqf8n_V57gggmRMJvXnFByWQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwj_vsjC_LjMAhWBUCYKHV8zA5YQ6AEILTAD#v=onepage&q=controle%20da%20m%C3%ADdia%2Bmegacidades&f=false

  • O conceito de megacidade foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer referência a toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes. Portanto, o grupo de megacidades envolve as maiores áreas urbanas habitadas do planeta. A maioria delas é constituída por municípios de países emergentes e subdesenvolvidos, embora a maior seja Tóquio, capital do Japão.

    A capital japonesa, no entanto, possui excesso populacional por uma série de fatores específicos, principalmente a questão da área habitável restrita que o país possui para os seus mais de 125 milhões de habitantes. Tóquio, aliás, já faz parte também de um novo conceito, o de metacidades, porque possui mais de 30 milhões de pessoas em sua área urbana, que envolve uma série de cidades metropolitanas.


    Tóquio já possui mais de 30 milhões de pessoas na atualidade

    A formação das megacidades e sua proliferação pelo mundo acontecem com base em alguns fatores principais: a intensa urbanização das sociedades, sobretudo durante o século XX, e a acelerada metropolização, ou seja, a concentração das populações urbanas nas grandes metrópoles de seus países. Esse processo ocorre em razão das maiores oportunidades de emprego e moradia que essas cidades oferecem, além do processo de êxodo rural que vem ocorrendo em maior intensidade nos países subdesenvolvidos e emergentes.

    Para se ter uma ideia dessa realidade, o ano de 2010 foi o primeiro em que a maior parte da população mundial vivia em cidades, ou seja, em que a população urbana finalmente ultrapassou a população rural em todo o espaço geográfico da Terra. Desse montante, uma considerável parte vive em megacidades, que somam, atualmente, 21 áreas urbanas. Destas, 17 pertencem a países periféricos ou em desenvolvimento.

    Algumas dessas megacidades de países subdesenvolvidos vêm apresentando elevados índices de crescimento populacional, tanto pelo aspecto migratório quanto pelas elevadas taxas de natalidade, como é o caso de Lagos, na Nigéria, e Karachi, no Paquistão. O principal desafio dessas e de outras grandes cidades é o provimento de infraestruturas sociais que permitam uma mínima qualidade de vida a seus habitantes em face de um crescimento acelerado e desordenado.

  •  GABARITO LETRA D. d) são nós da economia global concentrando o controle da mídia e a
    capacidade simbólica de criar e difundir mensagens.