SóProvas


ID
1762096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da mensuração e avaliação de itens patrimoniais, julgue o próximo item.

Um hedge de valor justo é utilizável para mitigar uma exposição a variações tanto cambiais quanto de outros indexadores que possam apresentar oscilações positivas e negativas ao longo de um dado período.

Alternativas
Comentários
  • hedge de valor justohedge de proteção contra mudanças no valor justo de um ativo ou passivo reconhecido ou de compromisso firme não reconhecido contabilmente, ou ainda, de uma porção identificada de ativo ou passivo ou de um compromisso firme que seja atribuível a um risco particular e que possa afetar o resultado.

    Fonte: OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SNC/SEP Nº 01/2005

  • Alguém sabe explicar a questão de modo mais claro? =(


  • CPC 36 INSTRUMENTOS FINANCEIROS: RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO

    86. As relações de hedge são de três tipos: 

    (a) hedge de valor justo: hedge de exposição às alterações no valor justo de ativo ou passivo reconhecido ou de compromisso firme não reconhecido, ou de parte identificada de tal ativo, passivo ou compromisso firme, que seja atribuível a um risco particular e possa afetar o resultado; 


    (b) hedge de fluxo de caixa: hedge de exposição à variabilidade nos fluxos de caixa que (i) seja atribuível a um risco particular associado a um ativo ou passivo reconhecido (tal como todos ou alguns dos futuros pagamentos de juros sobre uma dívida de taxa variável) ou a uma transação prevista altamente provável e que (ii) possa afetar o resultado; 


    (c) hedge de investimento líquido em operação no exterior como definido na NBC TG 02.

  • Hedge: é a operação com instrumento financeiro derivativo com o objetivo de proteção em relação a um risco específico determinado e documentado; ou seja, a designação de um ou mais derivativos com o objetivo de compensar, no todo ou em parte, os riscos decorrentes da exposição às variações no valor de qualquer ativo, passivo, compromisso ou transação futura prevista, registrado contabilmente ou não, ainda a grupos ou partes desses itens com características similares e cuja resposta ao risco objeto do “hedge” ocorra de modo semelhante.

    - Hedges de Valor Justo: de proteção à variação no valor justo de um ativo ou passivo reconhecido, como um todo ou em parte. 

    - Hedges de Fluxo de Caixa: de proteção à variação nos fluxos de caixa futuros relacionados a um ativo, passivo ou compromisso assumido. 

    - Hedges de Investimento no exterior: de proteção de investimento em entidade estrangeira e deve ser tratado como hedge de fluxo de caixa .

    http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Cl%C3%A1udio_Machado.pdf

  • Essa galera gosta de colocar as explicações do livros para justificar, que são dificilmente compreendidas.

    Hedge serve para proteção de perdas, caso oscilações positivas ele não é utilizado.

  • Eu não concordo Caio, embora acredite que foi justamente o pensamento do examinador.


    Primeiro porque se voce entrou num hedge é porque não sabe se vai oscilar pra cima ou pra baixo.

    Segundo que, se voce tiver vendido, por exemplo, numa operação no mercado futuro (vendido no futuro) tudo o que voce espera é que o valor a vista do título caia no futuro. Se ele subir voce estará perdendo. É possível fazer um hedge para esta perda devido a uma oscilação positiva (prejudicial neste caso).


    Da questão vem: " hedge de valor justo é utilizável para mitigar uma exposição a variações tanto cambiais quanto de outros indexadores".


    Daí vem os recortes legais que os amigos colocaram (observado que o CPC 38 foi revogado e vigora agora o CPC48).

    A saber:


    (CPC 48 - item6.5.2)

    (a) hedge de valor justo: o hedge da exposição a alterações no valor justo de ativo ou passivo

    (b) hedge de fluxo de caixa: o hedge da exposição à variabilidade nos fluxos de caixa


    (CPC 48 item 6.5.4)

    Hedge de valor justo ou Hedge de fluxo de caixa podem ser usados para variações cambiais.


    Assim, entendo que, contrariando as expectativas, não há erro na questão. E tanto o hedge de fluxo de caixa quanto ou de valor justo se prestam ao objetivo mencionado na questão, com a diferença que o primeiro se presta a absorver variação no instrumento de hedge (swap, opção, termo) e outro foca num objeto de hedge (ativo ou passivo).




  • A questão inverteu os conceitos, a proteção aos riscos de variações cambiais e indexadores é mitigada pelo Hedges de fluxo de caixa. O Hedges de valor justo visa proteger o instrumento financeiro referente  as variações do valor justo nos ativos e passivos financeiros.

     

    Gabarito ERRADO

  • errado,

    Hedge de valor justo protege contra a exposição das variações de Valor Justo;

    Hedge de Fluxo de caixa protege contra exposição à variabilidade nos fluxos

  • Hedge serve para proteção de perdas, em oscilações positivas ele não é utilizado.

  • A questão cobra o conhecimento do instrumento de hedge explicado no CPC 48 – instrumentos financeiros.

    O hedge de valor justo é o hedge da exposição a alterações no valor justo de ativo ou passivo reconhecido ou de compromisso firme não reconhecido, ou componente de quaisquer desses itens, que seja atribuível a risco específico e que possa afetar o resultado.

    Para alguns tipos de hedge de valor justo, o objetivo do hedge não é essencialmente compensar a alteração no valor justo do item protegido, e, sim, transformar os fluxos de caixa do item protegido. Por exemplo, a entidade protege o risco de taxa de juros de valor justo de instrumento de dívida com taxa fixa utilizando swap de taxa de juros. O objetivo de hedge da entidade é transformar os fluxos de caixa com juros fixos em fluxos de caixa com juros flutuantes.


    Fonte:

    CPC 48 – Instrumentos Financeiros.


    Gabarito do Professor: ERRADO.