SóProvas


ID
1762105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos critérios de avaliação e de mensuração do ativo imobilizado, julgue o item que se segue.

A depreciação de uma máquina utilizada na produção de determinado ativo não deve ser reconhecida no resultado, mas deve ser incluída no custo do ativo produzido pela máquina.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.


    CPC 27:

    49. A depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado. No entanto, por vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos. Nesses casos, a depreciação faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil.

    Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque (ver o Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques). De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível.

  • Gabarito: CERTO

     

    CPC 27, item 49:


    A depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado. No entanto, por vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos. Nesses casos, a depreciação faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil.

     

    Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque (ver o Pronunciamento Técnico
    CPC 16 – Estoques). De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível.

     

    PROF. GABRIEL RABELO

  • "Tudo o que for gasto com um ativo, desde a sua aquisição, até a sua colocação em uso, é um custo".

    (Prof. Cláudio Zorzo)

  • Tudo que fizer parte da produção entra como custo. TUDO

  • Errei, mas é uma questão muito boa pra quem estuda.

  • A depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque.

  • Acertei a questão, mas não estou entendendo muito bem a justificativa. Essa parte abaixo usada pelos colegas dentro do embasamento da resposta não invalida o item, uma vez que a questão fala "A depreciação de uma máquina utilizada na produção de determinado ativo não deve ser reconhecida no resultado"? Se alguém puder explicar melhor...

    CPC 27, item 49:

    "A depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado."

  • Acertei a questão, mas não estou entendendo muito bem a justificativa. Essa parte abaixo usada pelos colegas dentro do embasamento da resposta não invalida o item, uma vez que a questão fala "A depreciação de uma máquina utilizada na produção de determinado ativo não deve ser reconhecida no resultado"? Se alguém puder explicar melhor...

    CPC 27, item 49:

    "A depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado."

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte:Júlio Cardoso - Estratégia

    depreciação de uma máquina utilizada na produção de camisas, por exemplo, não deve ser considerada uma despesa do período, mas incluída no valor contábil(CUSTO DO ATIVO) da camisa produzida.

  • A questão está correta.

    Acontece que, quando a máquina é usada diretamente na produção de determinado produto, a depreciação dessa máquina vai entrar no custo do produto.

    O que não for utilizado diretamente na produção do produto terá a depreciação reconhecida como despesa. Ex: veículos.

  • Questao correta:

    Pelo entendimento que tive, a depreciação de uma maquina ou equipamento usada diretamenta na produção de um produto deve fazer parte do custo desse produto. Diferente seria a depreciação de um imobilizado .que não foi usado diretamente na produção de um produto ou estoque.Essa deve ser reconhecida com despesa.

  • Em contabilidade geralmente apropriamos a depreciação como despesa, no resultado. No entanto, como o
    enunciado menciona que se trata da depreciação de um maquinário de produção, tal valor é apropriado ao custo do produto fabricado
     

    Só pra marcar a revisão

  • questão boa de cair em prova

    gostei de errar, faz parte, isso que estudo muito contabilidade

  • pessoal, pensei da seguinte forma (me corrijam se estiver errado):

    Uma máquina dentro da empresa que produza matéria prima (por exemplo) que eu usarei na minha própria produção (ex: uma fábrica de cadeiras tem uma máquina que dobra os tubos de aço para fabricar os apoios de braço) o exaurimento da capacidade produtiva dela deve entrar no custo do próprio produto final que eu fabrico (a cadeira)

    Diferente de uma empilhadeira (por exemplo) que não está empenhada no processo produtivo da empresa, ela serve apenas para fins de organização e logística; nesse caso a depreciação será um passivo para a empresa - isto é, ela não está voltada para o processo que gera receita dentro da empresa.

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

     Link do site:  https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • CPC 27 - ATIVO IMIBILIZADO

    Mensuração no reconhecimento

    15. Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu custo.

    Elementos do custo

    16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

    (a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

    (b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

    (c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período.

    17. Exemplos de custos diretamente atribuíveis são:

    (a) custos de benefícios aos empregados (tal como definidos no Pronunciamento Técnico CPC 33 – Benefícios a Empregados) decorrentes diretamente da construção ou aquisição de item do ativo imobilizado;

    (b) custos de preparação do local;

    (c) custos de frete e de manuseio (para recebimento e instalação);

    (d) custos de instalação e montagem;

    (e) custos com testes para verificar se o ativo está funcionando corretamente, após dedução das receitas líquidas provenientes da venda de qualquer item produzido enquanto se coloca o ativo nesse local e condição (tais como amostras produzidas quando se testa o equipamento); e

    (f) honorários profissionais.

    49.

    A depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado. No entanto, por CPC_27_Rev_14 11 vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos.

    Nesses casos, a depreciação faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil.

    Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque (ver o Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques).

    De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível.

  • Vamos voltar na no início, na teoria....

    VALOR DO BEM:

    VALOR DO BEM+GASTOS NECESSÁRIOS PARA ESTAR APTO A USO.

    Dando uma simplificada vai ser mais ou menos isso...

  • DICA:

    Em 26/02/21 às 16:56, você respondeu a opção C. Você acertou!

    ↑↑↑ +/- 15 dias

    Em 12/02/21 às 09:44, você respondeu a opção C. Você acertou!

    ↑↑↑ +/- 10 dias

    Em 01/01/21 às 18:51, você respondeu a opção C. Você acertou!

    ↑↑↑ +/- 05 dias

    Em 25/12/20 às 08:08, você respondeu a opção E. Você errou!

  • a depreciação é incluída no valor do produto produzido

  • Essa eu errei com força, mas li os comentarios e entendi.

    Agradeço ao amigos que sempre comentam as questões é de grande ajuda.

  • Errei, mas a Qt é perfeita

  • Correto

    A Depreciação do ativo imobilizado ocorre tanto em bens destinados a produção de bens ou serviços quanto em bens não destinados a produção

    1. Imobilizado destinado a produção = Custo
    2. Imobilizado não destinado a = Despesa

  • depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado. No entanto, por vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos.

    Nesses casos, a depreciação faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil. 

    Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque.

    De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível.

    Questão: Correta.

  • Quem estudou só com o material do estratégia errou essa, como eu. Material ridículo.

  • GAB: C

    Amados,

    Tem que tomar muito cuidado para nao confundir DEPRECIACAO ACUMULADO (redutora de imobilizado) com DEPRECIACAO (resultado). Quando está relacionado a custo de produção será apenas redutora de imobilizado. Agora quando for custo de manutencao e nao tiver relacao com custo da producao do produto, será uma despesa.

  • Depreciação

    Regra: Lançada como despesa na DRE

    Exceção: Bens de produção. Nesse caso, ela é incluída no valor dos produtos, no ativo produzido pela máquina, conforme diz a questão.

    C

    (CESPE/Contador/Ministério da Justiça/2013) A depreciação decorrente do uso de máquinas e equipamentos na produção de determinado bem deve ser reconhecida como custo do bem produzido, o que provoca redução imediata no resultado contábil da empresa.

  • Gabarito aos não assinantes: Correto.

    Conforme exposto no item 49 do CPC 27, geralmente a depreciação é reconhecida no resultado. Porém, há situações onde os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos, fazendo com que a depreciação faça parte do custo do outro ativo.

    O professor Gabriel Rabelo traz um exemplo interessante: a depreciação de uma máquina que é utilizada na confecção de camisas não deve ser considerada uma despesa do período, mas sim incluída no valor contábil da camisa que foi produzida.

  • Gab.: C

    É importante anotar que a depreciação é reconhecida como despesa no resultado. Todavia, há uma exceção a essa regra: a depreciação de bens utilizados na produção. A depreciação de bens utilizados na produção é incluída no custo dos estoques que serão vendidos.

  • Certo.

    EU ACHO que essa questão é muito difícil pra pessoas, assim como eu, que estudam pra PCDF. Eu só acertei pq li essa parte num aula do CPC 27 e gravei.

    Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque. De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível

  • Depreciação em geral - Resultado

    Depreciação de máquina utilizada na produção - Custo

  • A questão aborda a depreciação em item do ativo imobilizado (máquina).

    A norma que baliza o assunto é o CPC 27 – ATIVO IMOBILIZADO.

    Essa norma afirma que a depreciação do período deve ser normalmente reconhecida no resultado. No entanto, por vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos. Nesses casos, a depreciação faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil.

    Por exemplo, a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é incluída nos custos de produção de estoque (ver o Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques).

    De forma semelhante, a depreciação de ativos imobilizados usados para atividades de desenvolvimento pode ser incluída no custo de um ativo intangível reconhecido de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível.

    Então, a assertiva está correta.


    Fonte:

    Item 49 do CPC 27 – ATIVO IMOBILIZADO.


    Gabarito do Professor: CERTO.