SóProvas


ID
1762162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue o item subsequente, relativo ao reconhecimento e à mensuração de concessões.

A remuneração recebida ou a receber por concessionário de serviço público que presta serviços de construção deve ser reconhecida como receita pelo seu valor justo. Se os serviços de construção forem pagos pelo concedente por meio da cessão do direito de cobrar esses valores diretamente dos usuários do serviço públicos, a concessionária deverá reconhecer um ativo intangível em contrapartida à receita de concessão.

Alternativas
Comentários
  • CPC 17 - CONTRATOS DE CONSTRUCAO:

    12. A receita do contrato deve ser mensurada ao valor justo da contraprestação recebida ou a receber.

    ICPC 10 - CONTRATOS DE CONCESSAO:

    17. O concessionário deve reconhecer um ativo intangível à medida em que recebe o direito (autorização) de cobrar os usuários dos serviços públicos. Esse direito não constitui direito incondicional de receber caixa porque os valores são condicionados à utilização do serviço pelo público.


  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/4eBA1BxpoRA

  • o famoso goodwill, ativo intangível

  • Intangível = Cessão

  • CERTO

  • Analisando os itens 10 da OCPC 05 - Contratos de Comissão, entende-se que com relação ao reconhecimento contábil dos contratos de concessão estão relacionados ao direito de outorga, a qual é definida a partir de processos licitatórios, onde o concessionário promete trocar recursos financeiros pela exploração do objeto do contrato.

    Portanto a concessão poderá ser classificada como direito de uso (Ativo Intangível), ou direito de recebimento (Ativo Financeiro), a depender da modalidade formalizada por meio do contrato de concessão.

    Pelo reconhecimento de um Ativo Intangível, onde a concessionária deverá reconhece-lo no momento da assinatura do contrato, além de considerar a concessionária como tributada pelo Lucro Real temos a seguinte contabilização:

    D- Ativo Intangível (Ativo Não Circulante)

    C- Receitas de Concessão (Conta de Compensação)

    http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-20/05_contrato_de_concessao.php

  • CORRETO

    (CESPE - 2014 - ANATEL)

    Considere que haja um contrato de concessão do serviço telefônico fixo, comutado, de longa distância, nacional, celebrado entre a ANATEL e uma empresa de determinado estado brasileiro. Considere, ainda, que essa agência permita a implantação de utilidades relacionadas com a prestação do serviço como parte da remuneração. Nessa situação, a concessionária deve registrar em seu ativo intangível o direito da concessão (uma licença para cobrar dos usuários pela utilização dos serviços de telefonia). Certo!

    ICPC 01:

    15. Se o concessionário presta serviços de construção ou de melhoria, a remuneração recebida ou a receber pelo concessionário deve ser registrada de acordo com o CPC 47. Essa remuneração pode corresponder a direitos sobre: (Alterado pela Revisão CPC 12)

    (a) um ativo financeiro->Se tem direito contratual de receber caixa ou outro ativo financeiro do poder concedente:

    ativo financeiro (contas a receber).

    (b) um ativo intangível->Se recebe direito (autorização) de cobrar os usuários dos serviços públicos:

    ativo intangível, como se fosse uma licença.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na PF e PCDF e tem dificuldade em contabilidade.

    Como tinha muita dificuldade em contabilidade procurei outra forma de revisão além das questões e uma delas que encontrei e está me ajudando demais foi o uso de mapas mentais, não só para leitura, mas também fazendo a técnica de Feynman, que pra quem não conheci consiste basicamente em reproduzir o conteúdo estudado em uma folha em branco sem utilizar a consulta do material, assim oque você não consegue lembrar você reforça com a revisão e acaba fixando ainda mais oque já aprendeu. Usei os mapas mentais do professor Felipeto e são sensacionais, totalmente sistematizados e de uma forma clara e objetiva. Vou deixar o link dos mapas mentais aqui abaixo pra quem tiver interesse.

    Link: https://go.hotmart.com/H52601498S

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • A questão aborda conceitos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 17 e de duas interpretações de CPC: ICPC 01 e a ICPC 17.

    Mesmo estando desatualizada, a questão está correta em sua assertiva. A seguir, vamos analisar a assertiva à luz das normas supracitadas.

    CPC 17 - Contratos de Construção

    12. A receita do contrato deve ser mensurada ao valor justo da contraprestação recebida ou a receber. A mensuração da receita do contrato pode ser afetada por uma variedade de incertezas que dependem do desfecho de eventos futuros. As estimativas necessitam muitas vezes ser revisadas à medida que os eventos ocorrem e as incertezas são resolvidas. Nesse sentido, a quantia da receita do contrato pode aumentar ou diminuir de um período para o outro.

    ICPC 01 - Contratos de Concessão

    17. O concessionário deve reconhecer um ativo intangível à medida em que recebe o direito (autorização) de cobrar os usuários dos serviços públicos. Esse direito não constitui direito incondicional de receber caixa porque os valores são condicionados à utilização do serviço pelo público.

    ICPC 17 - Contratos de Concessão: Evidenciação

    6A. O concessionário deve divulgar o total da receita e dos lucros ou prejuízos reconhecidos no período pela prestação de serviços de construção em troca de um ativo financeiro ou um ativo intangível.

    Fontes:

    CPC 17, ICPC 01, ICPC 17

    Questão desatualizada.

    Gabarito do Professor: CERTO.