SóProvas


ID
1762192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito da classificação da despesa pública, julgue o próximo item.

A classificação programática da despesa permite a segregação das dotações orçamentárias de acordo com as funções das áreas de atuação governamental.

Alternativas
Comentários
  • De repente o Cespe tirou para inovar na linha de raciocínio. Aqui temos um caso de questão incompleta. A Classificação Funcional, pessoal.   Olha a acepção dada pelo MCASP (6ª edição): A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada.A atual classificação funcional foi instituída pela Portaria nº 42/1999, do então Ministério do Orçamento eGestão, e é composta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nas três esferas de Governo. Trata-se de classificação de aplicação comum e obrigatória, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.

  • A classificação programática fala dos programa e acoes do governo..é a finalidade do gasto

  • Pra mim, questão correta, pois a classificação programática da despesa permite a segregação das dotações orçamentárias não apenas de acordo com as funções, mas tb por instituições e por esfera.

  • Classificação por Estrutura Programática:programa e ação

     Classificação Funcional :função e subfunção

    Nesse caso seria classificação funcional não programática.

    Gab.: E

  • ERRADO.
    A classificação programática permite a segregação por ATIVIDADES, PROJETOS ou OPERAÇÕES ESPECIAIS.
    Esse tipo de classificação é usado como instrumento de organização mensurado com indicadores do PPA.

    A questão nos traz a classificação FUNCIONAL, que é segregada por função e subfunção permitindo a consolidação nacional dos gastos do setor público. Em outras palavras, essa classificação visa definir em que área a ação será realizada.

  • Classificação Funcional

  • Classificação Orçamental das Despesas: Institucional, Funcional, Programática.

    Institucional: reflete a estrutura organizacional de alocação dos créditos orçamentários, e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.

    Funcional (Função e Subfunção): evidenciam cada área da atuação governamental, por intermédio da identificação da natureza das ações, enquanto aquelas representam o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público. É adotado para o efeito o modelo do Fundo Monetário Internacional.

    Função: compreende o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público.

    Subfunção: representa uma partição da função. Visa agregar determinado subconjunto de despesa do setor público.

    Programática: toda ação do Governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos no Plano Plurianual para o período de QUATRO anos.

    A localização do gasto na estrutura programática da União poderá ser de abrangência nacional, no exterior, por região, por estado ou por município.

    Programa: é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade. O programa é o nível máximo de classificação do trabalho executado por uma unidade administrativa de nível superior no desempenho de funções que lhes são atribuídas.

    Ações: são operações das quais resultam produtos (bens ou serviços), que contribuem para atender ao objetivo de um programa. As ações, conforme suas características podem ser classificadas como: Atividades, Projetos, Operações Especiais.

    Atividade: é um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de Governo.

    Projeto: é um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de Governo. O projeto deve constar de uma única esfera orçamentária, sob um único programa.

    Operação Especial: despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não gera contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços. As despesas decorrentes de sentença judicial são classificadas como OPERAÇÕES ESPECIAIS, por não gerarem produtos.


  • A classificação programática da despesa permite a segregação das dotações orçamentárias de acordo com as funções das áreas de atuação governamental.


    A classificação FUNCIONAL da despesa permite a segregação das dotações orçamentárias de acordo com as funções das áreas de atuação governamental.

  • Essa questão está beleza.

     

    Agora, seguindo esse entendimento, gostaria de entender a questão Q581796.

  • A classificação programática da despesa permite a segregação das dotações orçamentárias de acordo com as funções das áreas de atuação governamental. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a classificação programática permite a segregação em ações, atividades e operações especiais, enquanto a classificação funcional permite a segregação de acordo funções e subfunções.

  • Viu "ÁREA" na questão -> FUNCIONAL!

    Funcionárea....

  • Resposta:Errado

    -------------------------

    A finalidade essencial da classificação programática é demonstrar as realizações do Governo e a efetividade de seu trabalho em prol da população. É a mais moderna das classificações orçamentárias da despesa, tendo surgido visando permitir a representação do programa de trabalho.

    ------------------------

    FONTE:AFO PARA CONCURSOS | Prof. Fábio Lobo

  • Funções- Funcional.