SóProvas


ID
1762516
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A membrana plasmática desempenha diversas funções na célula, entre as quais a capacidade seletiva. Em relação a essa função, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • TRANSPORTE PASSIVO:

    OSMOSE: água se movimenta através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida porpressão osmótica.  Ela não é influenciada pela natureza do soluto, mas pelo número de partículas. Quando 2 soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam do mesmo tipo, exercem a mesma pressão osmótica e sãoisotônicas. Caso sejam separadas por uma membrana, haverá fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional. Comparando soluções de concentrações diferentes, a que possui +soluto (maior pressão osmótica) é chamadahipertônica, e a de menor concentração de soluto (menor pressão osmótica) éhipotônica. Separadas por uma membrana, há maior fluxo de água da solução hipotônica para a hipertônica, até que as 2 soluções se tornem isotônicas.

    DIFUSÃO SIMPLES: passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até o equilíbrio. Processo lento, exceto quando o gradiente de concentração for muito elevado ou as distâncias percorridas forem curtas. A passagem de substâncias ocorre devido ao gradiente de concentração.

    DIFUSÃO FACILITADA: Certas substâncias entram na célula a favor do gradiente de concentração e sem gasto energético, mas com uma velocidade maior do que a permitida pela difusão simples.

  • TRANSPORTE ATIVO - TA:

    BOMBA DE Na E K: substâncias são transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentração (contra o gradiente deconcentração). Esse gradiente pode ser químico ou elétrico, como no transporte de íons. O TA age como uma “porta giratória”.  A molécula a ser transportada liga-se à molécula transportadora (proteína da membrana) como uma enzima se liga ao substrato. A molécula transportadora gira e libera a molécula carregada no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando à posição inicial. Abomba de Na e Kliga-se em um íon Na+na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um íon K+e o libera na face externa. A energia para o TA vem da hidrólise do ATP.

    ENDOCITOSE:

    Permite o transporte de substâncias do meio extra para o intracelular, através de vesículas limitadas por membranas, a que se dá o nome devesículas de endocitoseou endocíticas.  Que são formadas por invaginação da membrana plasmática, seguida de fusão e separação de um segmento da mesma. Há 3 tipos:pinocitose,fagocitoseeendocitose mediada.

    EXOCITOSE:

    Depois de endocitado, o material sofre transformações sendo os produtos resultantes absorvidos através da membrana do organito e permanecendo o que resta na vesícula de onde será posteriormente exocitado. A exocitose permite, assim, a excreção e secreção de substâncias e dá-se em 3 fases: migração, fusão e lançamento. Na 1ª, as vesículas de exocitose deslocam-se através do citoplasma. Na 2ª dá-se a fusão da vesícula com a membrana celular. Na 3ª, lança-se o conteúdo da vesícula no meio extracelular.

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito7.php

  • Tipos de endocitose:

    *Fagocitose: é o processo pelo qual a célula expande a sua membrana plasmática (formando pseudópodes) para envolver a partícula sólida de alimento e englobá-la ao seu interior. Ex: Amebas e protozoários utilizam o processo de fagocitose para capturar partículas alimentares.
    *Pinocitose: Processo semelhante ao da fagocitose, pelo qual certas células ingerem líquidos ou pequenas partículas através de minúsculos canais que se formam em sua membrana plasmática.