SóProvas


ID
1762537
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Impacto ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente. No entanto, pode ser resultado de acidentes naturais.
               (Fonte: <http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos>.)

Sobre as ações humanas na natureza e as respectivas consequências, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O excesso de monóxido de carbono contribui para o efeito estufa.
( ) O excesso de dióxido de enxofre contribui para o buraco na camada de ozônio.
( ) O excesso de matéria orgânica nos rios contribui para a mortalidade de peixes.
( ) O excesso de pavimentação contribui para a enchente urbana.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Alternativas
Comentários
  • Quando o monóxido de carbono entra em contato com o ar atmosférico, ambos reagem e é gerado o dióxido de carbono (gás carbônico) que é um dos principais causadores do aumento do efeito estufa.

  • 1. (F) O excesso de DIÓXIDO de carbono contribui para o efeito estufa.

    2. (F) O excesso de dióxido de enxofre contribui para a ocorrência de CHUVA ÁCIDA.

    3. (V) O excesso de matéria orgânica nos rios pode causar eutrofização, prejudicial não somente aos peixes, mas ao rio como um todo.

    4. (V) A pavimentação causa impermeabilidade do solo nos centros urbanos, impedindo uma infiltração adequada da água e, consequentemente, causando enchentes.

  • Para considerar a I como falsa vc não pode aprofundar muito no conhecimento, pois como foi dito, de forma indireta ao reagir com oxigênio forma o dióxido e contribui para o efeito estufa. 

  • Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).

    Os Gases de Efeito Estufa (GEE) ou, em inglês, Greenhouse Gases (GHG) são substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando o escape desta radiação (calor) para o espaço.

    Este fenômeno natural, chamado de Efeito Estufa, impede a perda de calor e mantém o planeta Terra aquecido, possibilitando inclusive a manutenção da vida. Contudo, devido às ações humanas, está ocorrendo o aumento da concentração desses gases na atmosfera, levando ao aumento da temperatura média global.

    Os principais causadores da destruição da camada de ozônio são produtos químicos como halon, tetracloreto de carbono (CTC), hidrofluorcarbono (HCFC), CFC (clorofluorcarbono) e brometo de metila.