SóProvas


ID
1763107
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Enquanto os franceses e os britânicos tinham emergido da Primeira Guerra Mundial com um profundo trauma dos horrores da guerra e a convicção de que um novo conflito deveria, se possível, ser evitado, na Alemanha só ocorreria algo parecido depois da Segunda Guerra Mundial. Os acontecimentos de 1945 levaram a uma profunda mudança na cultura popular e política da parte ocidental da Alemanha. Aos olhos desses alemães, a extrema violência de 1945 fez da Segunda Guerra Mundial “a guerra para acabar com todas as guerras”.

                                                                            (Richard Bessel. Alemanha, 1945, 2010. Adaptado.)

A mudança de mentalidade na Alemanha ocidental, ocorrida, segundo o texto, ao final da Segunda Guerra Mundial, envolveu, entre outros fatores,

Alternativas
Comentários
  • O militarismo foi um subproduto da modernização conservadora, implementada por Bismarck no último quartel do século XIX. Mesmo após a queda de Bismarck, a influência dos militares nas decisões do governo alemão continuou forte, na busca em se tornar uma potência militar. Apenas com a derrota na Segunda Guerra e a divisão da Alemanha, a sociedade alemã passou a rejeitar o militarismo, diante das atrocidades cometidas pelos oficiais alemães, em especial, aos judeus.



    A resposta correta é a letra E. 



  • Desde a unificação do país com a proclamação do Segundo Reich, em 1871, a Alemanha herdara e mantivera a tradição militarista prussiana. Ao longo do processo imperialista e das duas guerras mundiais, os governantes alemães mantiveram o militarismo como um importante instrumento de mobilização de massas, amalgamando-o à própria identidade nacional. Entretanto, a revelação de todos os crimes cometidos pelos nazistas (entre eles o Holocausto) conduziu os alemães a uma reflexão sobre seu passado e identidade. O voluntarismo, indiferença e a ignorância de parte dos alemães diante do que ocorreu jogou o país em uma onda de negação de sua tradição belicista e mesmo de rejeição de seu passado, como se a vergonha pelo que ocorrera superasse qualquer resquício de orgulho coletivo. Contudo, a centralidade do território alemão no palco europeu da Guerra Fria e a relevância de sua economia para o sistema capitalista, mantiveram a Alemanha Ocidental como uma importante potência política. A renúncia ao militarismo foi acompanhada de uma nova postura tanto no campo político, como militar, de fiadora da democracia é fiel aliada do bloco capitalista, estreitando as relações da Alemanha Ocidental com os Estados Unidos.

  • A alternativa 'E' nao deveria ser 'desde a segunda metade do seculo xx' ?

  • Vinícius, o militarismo marcou a Alemanha desde a segunda metade do século 19. Portanto, o texto está correto.