SóProvas


ID
1763146
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Base da formação, há 35 anos, do Polo Industrial de Camaçari, considerado o maior do gênero no Hemisfério Sul, na região metropolitana de Salvador (BA), a indústria química e petroquímica pode estar em via de extinção no local, onde seguidos fechamentos de fábricas do setor no polo ilustram a situação. Apenas na última década, a Braskem – maior indústria do setor no local – fechou três de suas oito unidades. Além dela, deixaram o polo ou reduziram bastante a atividade, nos últimos cinco anos, grandes empresas internacionais, como Dow, DuPont, Air Products e Taminco, entre outras.

                                                                                                    (www.estadao.com.br. Adaptado.)

Constituem motivos para a saída das indústrias do ramo químico e petroquímico do Polo Industrial de Camaçari:

Alternativas
Comentários
  • A desestruturação do pólo petroquímico de Camaçari decorre de diversos fatores, como a antiguidade das plantas industriais da região,  que impedem a competitividade das empresas, somada a logística precária e aos altos preços das matérias-primas e da energia. Esse processo vem gerando um quadro de redução drástica dos empregos na região. Muitas empresas do setor optaram por mudar para outros países, como México, onde o custo da matéria prima é muito mais baixo.





    A resposta correta é a letra E. 







  • QUESTÃO COM TENDENCIA AO ERRO

    E as plantas industriais rígidas,AO MEU VER SERIA UMA CONTRUÇÃO EM UMA PLANTA DE TERRENO, ALÉM DISSO, SERIA RIGIDO,.... AO MEU VER NÃO TEM NENHUM PROBLEMA E SIM VISTO COMO ALGO POSITIVO

  • O polo petroquímico de Camaçari (BA) foi resultante de uma política de desenvolvimento regional baseada em incentivos fiscais para as empresas, a exemplo da atuação da SUDENE (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste). Nos anos 2000, a concentração da produção de petróleo e gás natural em outros estados, além de problemas de logística de transportes e portos tem desestimulado as empresas. 

    LETRA E