-
Fayol = Teoria Clássica
-
Abordagem Clássica da Administração:
Administração Científica -->Frederick Taylor --> Ênfase nas Tarefas --> Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento de
eficiência ao nível operacional;
Teoria Clássica --> Henri Fayol --> Ênfase na Estrutura --> Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais.
Abordagem Contingencial da Administração:
Toeria da Contigência --> Chundler, Burns e Stalker, Woodward e Lawrence e Lorsch --> Ênfase na busca da flexibilidade e agilidade --> relativismo, estrutura matricial, estrutura por equipes, estrutura em redes (network), homem complexo.
Abordagem Estrutural da Administração:
Teoria Estruturalista --> Etizioni, Blau e Scot --> Desdobramento da Teoria Burocrática (Max Weber) --> Ênfase na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente, “o todo é maior que a soma das partes”, homem organizacional, contexto ambiental e inclusão de variáveis externas, organizações como sistemas abertos.
-
São Príncípios Universais da Teoria Clássica da Administração.
Os 14 Princípios Gerais da Administração Clássica, segundo
Fayol, são:
1. Divisão do trabalho. Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. 2. Autoridade e responsabilidade. Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. 3. Disciplina. Depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.4. Unidade de comando. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única. 5. Unidade de direção. Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. 6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais. Os interesses gerais da empresa devem sobrepor- se aos interesses particulares das pessoas. 7. Remuneração do pessoal. Deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. 8. Centralização. Refere-se à concentração da
autoridade no topo da hierarquia da organização. 9. Cadeia escalar. É a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando. 10. Ordem. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana. 11. Eqüidade. Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal. 12. Estabilidade do pessoal. A rotatividade do
pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a
empresa. 13. Iniciativa. A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso. 14. Espírito de equipe. A harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização.
Fonte: Teoria Geral da Admininistração. Chiavenato, 2003. pág. 83.
-
[Gab. B]
TEORIA CLÁSSICA é a corrente administrativa predominante na primeira metade do século XX e que enfatiza a estrutura organizacional e os princípios universais de administração. Foi iniciada por Henri Fayol.
Fonte: IDALBERTO, Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 2003, pág. 95.
-
So lembrar assim...eu odeio esse assunto..meio complicado de decorrar..é idiota, mas eu to conseguindo fazer as questoes pensando assim.:
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA [ mais letras] : Taylor [ mais letras]
TEORIA CLÁSSICA [ menos letras] : Fayol. [ menos letras]
GABARITO ''B''
-
Eliel Madeiro, que tal assim: cienTifica - Taylor.
Olha a letra T.