SóProvas


ID
1763371
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Preencha a lacuna abaixo com a alternativa correta.

Após exaustivas pesquisas ______________ emitiu o conceito do reforço no comportamento, ou seja, o trabalhador que experimenta o sucesso após assumir uma atitude tende a repetir aquela atitude, na espera de um novo sucesso. Resumindo, um comportamento recompensado tende a ser repetido. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Questão similar: comenda pelos professores Andreia Ribas e Cassiano Salim em Gestão de Pessoas para Concursos. 

    Questão de Concurso

    (UFBA/UFBA/Administrador/2009) Nos estudos motivacionais, a teoria do reforço é uma abordagem comportamental que condiciona a atitude do indivíduo a estímulos externos, tais como um aumento salarial ou um elogio.

    Gabarito: certo. Para esta teoria, o comportamento humano está relacionado com a punição ou com o reforço recebido.

  • Vamos avaliar cada uma das questões.

    A) Certa, porque é a teoria do reforço positivo onde os indivíduos recebem estímulos positivos tendem a reforçar o comportamento.

    B) Falsa, Pois essa é a Teoria das necessidades de Maslow, onde ele classificou as necessidades humanas em hierarquia e seus estudos não abrangeu a repetição de comportamento.

    C) Falsa, Pois Mcgregor trouxe a Teoria X e Y. A Teoria x fala que as pessoas são preguiçosas e sem iniciativa de trabalho. E a Teoria Y seria que as pessoas são ambiciosas, gostam de trabalho.

    D) Falsa, pois Blanchard deu os pilares da liderança situacional.


    Fonte: Rennó(2013)
  • segundo B.F. Skinner, o mecanismo de repetição é chamado condicionamento operante. o comportamento que se repete chama-se comportamento operante, ou perante. como o comportamento produz o efeito desejado, a pessoa fica condicionada a repeti-lo nas situações de necessidade.

     

    fonte: página 182/ teoria geral da administração Maximiano 2009.

  • Gabrito: A

     

    O autor afirma que a recompensa tem o poder de estimular e aumentar as chances de alcançar os objetivos.

     

    Dessa forma, ele dividiu esse comportamento em:

     

    Reforço Positivo: quando há um benefício pela manutenção do comportamento por parte do funcionário. Ex.: Bater as metas.

     

    Reforço Negativo: quando se recompensa um funcionário pela não realização de um malefício.

     

    Punição: quando se pune um funcionário pelo comportamento considerado como sendo maléfico, por exemplo: desconto por motivo de falta.

     

    Extinção: retirada de um benefício.

     

    Fonte: Teoria AEP, Prof. Julio Raizer. 

  • RESUMÃO


    TEORIA DE Skinner


    Após exaustivas pesquisas ______SKINNER________ emitiu o conceito do reforço no comportamento, ou seja, o trabalhador que experimenta o sucesso após assumir uma atitude tende a repetir aquela atitude, na espera de um novo sucesso. Resumindo, um comportamento recompensado tende a ser repetido. 


    Segundo B.F. Skinner, o mecanismo de repetição é chamado condicionamento operante. o comportamento que se repete chama-se comportamento operante, ou perante. como o comportamento produz o efeito desejado, a pessoa fica condicionada a repeti-lo nas situações de necessidade.


    O autor afirma que a recompensa tem o poder de estimular e aumentar as chances de alcançar os objetivos

    Dessa forma, ele dividiu esse comportamento em: 

    Reforço Positivo: quando há um benefício pela manutenção do comportamento por parte do funcionário. Ex.: Bater as metas.

     

    Reforço Negativo: quando se recompensa um funcionário pela não realização de um malefício. 

    Punição: quando se pune um funcionário pelo comportamento considerado como sendo maléfico, por exemplo: desconto por motivo de falta.

     

    Extinção: retirada de um benefício.

  • GABARITO A

     

    TEORIA DO REFORÇO DE SKINNER (TEORIA DE PROCESSO- COMO MOTIVAR?)

     

    Teoria criticada por ser manipuladora.

    Usa estratégias de modificação do comportamento através de reforços

    Positivos: Recompensa (material ou não);
    Negativos: Retirar um efeito negativo(punição) quando ocorrer um comportamento desejado.

  • Dava para responder por eliminação.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre motivação. Neste caso, assinalemos a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

    A - correta. Burrhus Frederic Skinner, autor da Teoria Behaviorista/Comportamental, formulou seus estudos sobre motivação considerando o comportamento dos indivíduos e como eles podiam ser alterados. Para Skinner, aqueles comportamentos capazes de motivar devem ser reforçados positivamente. Por outro lado, os que levam à insatisfação do indivíduo, devem ser punidos ou extintos.

    B - incorreta. A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem. A hierarquia, que pode ser vista na forma de pirâmide, considera as necessidades mais básicas/primárias (fisiológicas e de segurança) e as secundárias (sociais, estima e autorrealização).

    C - incorreta. Douglas Mcgregor apresenta a Teoria X e Y. Essa apresenta uma dicotomia. Enquanto a teoria X vê o homem como quem não gosta do trabalho e só trabalha pensando no salário, a teoria Y o vê de outra forma, como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização. Nota-se que são teorias que dependem do comportamento do indivíduo.

    D - incorreta. Blanchard traz à tona a ideia de liderança situacional. A Liderança situacional dá ênfase à capacidade do líder de adaptar o seu modo de liderar, conduzindo bem os liderados, segundo a situação envolvida.

    Concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.