SóProvas


ID
1763542
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – A locomotiva desacelera
Desde a virada do século, a China cumpre o papel de locomotiva da economia mundial. Agora, porém, a locomotiva desacelera, talvez bruscamente, encerrando um longo ciclo que se caracterizou pelo boom das commodities e, ainda, por uma expansão acelerada das chamadas “economias emergentes”. Descortina-se uma nova paisagem econômica e geopolítica.
Sob o impacto da desaceleração chinesa, os “emergentes” enfrentam baixas taxas de crescimento ou, como nos casos extremos da Rússia e do Brasil, profundas recessões. Ao mesmo tempo, os fluxos de investimentos estrangeiros mudam de direção, trocando os “emergentes” pelos Estados Unidos. No longo “ciclo das commodities”, desenvolveu-se a tese de que os Brics constituiriam um polo econômico e político capaz de contrabalançar o poder dos Estados Unidos. Tal tese é uma vítima ilustre da transição global que está em curso. (Mundo, outubro de 2015)

Ao dizer que “a China cumpre o papel de locomotiva da economia mundial”, o autor do texto 1 considera que a China:

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar o porquê de a resposta certa ser a E?

  • Galera, quando forem fazer questões de interpretação de texto lembrem-se disso:

    Existem questões que são corretas, mas que não estão no texto, e por isso estão erradas.

    A -> óbvio que a China lidera a economia dos emergentes, mas nao é a isso que o autor se refere. Ele diz que a China lidera a economia mundial.

    B -> obviamente o aumento da demanda da China deve aumentar a industrialização nos países, mas isso nao está no texto

    C -> Essa eu fiquei em dúvida. Mas não marquei porque o texto não diz taxativamente que a China aumentou brutalmente o comércio do mundo. Será que na virada do século a China apenas não substituiu os Estados Unidos? O texto apenas diz que a China está guiando as relações comerciais e que houve um aumento no comércio. Nao podemos dizer a China aumentou brutalmente as trocas comerciais. Pode ter sido um progresso gradual. Além disso, a palavra "progresso" parece forte. Progresso pode dar ideia de melhorias nos processos produtivos, de equidade, de crescimento justo... e isso nao está no texto. Podemos concluir apenas que a China demanda mais produtos dos outros país. Só.

    D -> nao está no texto.

    E -> Notem que está mais sútil... a China, sim, incentiva o aumento das trocas comerciais.


  • Economia é muito mais do que comércio - o próprio texto fala em investimentos, crescimento. Questão mal formulada.

  • Isso tá mais pra questão de Geografia que de Português. Sinceramente...

  • A explicação do amigo Porto A. resume a questão galera ¨ locomotiva é CONDUZIR o comboio de vagões, sendo assim, a coerência lógica com a metáfora do texto (comparar a economia chinesa a uma locomotiva)¨. A palavra chave da questão CONDUZIR.

  • O "certo" é mais uma vez a compreensão de que para concurso não é correto estudar "apenas" a matéria mas também a banca, o examinador.

    Na questão,


  • Correta: E+B+D: Conduz a economia mundial para o progresso.

  • Eu amo a FGV. Marquei a C embora achasse exagerado o termo BRUTALMENTE. 

    A E (Gabarito), se é pra ser de acordo com o texto, deveria pelo menos constar a palavra comércio no texto, como é que o autor quis dizer isso? Ah "pelamordeDeus" né

  • Fgv = Foi Grande a Viagem!!!!!

  • Isso.

  • O chamado boom das comodities impulsionou a China, com a desaceleração. Em seguida veio uma expansão acelerada das chamadas “economias emergentes”. O brics trouxe de fato mudança do poderio Chinês e isso fez com que conduzisse o mundo para o aumento do comércio internacional.

    Eu concordo com a resposta da banca, porém eles elaboram a questão em forma de quebra cabeça