SóProvas


ID
1763545
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – A locomotiva desacelera
Desde a virada do século, a China cumpre o papel de locomotiva da economia mundial. Agora, porém, a locomotiva desacelera, talvez bruscamente, encerrando um longo ciclo que se caracterizou pelo boom das commodities e, ainda, por uma expansão acelerada das chamadas “economias emergentes”. Descortina-se uma nova paisagem econômica e geopolítica.
Sob o impacto da desaceleração chinesa, os “emergentes” enfrentam baixas taxas de crescimento ou, como nos casos extremos da Rússia e do Brasil, profundas recessões. Ao mesmo tempo, os fluxos de investimentos estrangeiros mudam de direção, trocando os “emergentes” pelos Estados Unidos. No longo “ciclo das commodities”, desenvolveu-se a tese de que os Brics constituiriam um polo econômico e político capaz de contrabalançar o poder dos Estados Unidos. Tal tese é uma vítima ilustre da transição global que está em curso. (Mundo, outubro de 2015)

Ao dizer que “a locomotiva desacelera, talvez bruscamente”, o autor do texto 1 faz referência à:

Alternativas
Comentários
  • O texto diz que a China desacelera. Notem que ela continua com boa velocidade, mas está mais devagar.

    Isso significa que antes a China crescia 15% e agora a China cresce apenas 5% (dados fictícios).

    Notem que não podemos concluir que a China está decadente (E errada). Podemos concluir que agora a China está crescendo menos do que crescia em 2010.

    Gabarito B.

  • Fiquei na dúvida entre a B e E.  Acabei marcando a E, porque não acho que o termos INESPERADA coube aí. A redução foi brusca, mas nunca inesperada e não há como inferir isso do texto. O mundo sabia que essa desaceleração ocorreria em breve. No entanto, a economia chinesa ainda não se encontra decadente, apesar dos problemas. Portanto a "mais certa" realmente é a B. 

  • "desacelerar bruscamente" está implícita a ideia sinônima de "redução inesperada".

  • Eu fiquei na dúvida entre B e E também e acabei marcando a errada.
    A letra E me levou ao erro porque  desacelerar no meu modo de entender, pode significar decair. Se sua velocidade diminui(desacelera) eu posso dizer que ela decai, correto? Logo, eu concluí que era ali a associação.
    A letra B também é boa e acho que o meu erro foi não ir um pouco além da questão. É o que chama-se de "conhecimento de mundo".
    Só fazendo e refazendo estas questões nós conseguimos pegar os macetes.

  • Errei, marquei "E", mas como bem disse o Alanconcurso, o segredo está na palavra BRUSCAMENTE, para que se possa verificar a REDUÇÃO INESPERADA prevista na alternativa "B".

    b) redução inesperada da presença chinesa na economia;

    Dicionário: Sinônimo de bruscamente = de modo súbito e inesperado: subitamente, de repente, de improviso, de súbito, de supetão, repentinamente, imprevistamente, inesperadamente, inopinadamente, abruptamente.

    Se estiver errado, me corrijam.

    Bons estudos!

     

  • “a locomotiva desacelera, talvez bruscamente”, o autor do texto 1 faz referência à:

    quanto a B:

    redução inesperada da presença chinesa na economia;

    quanto a D:

    perda de rapidez nos investimentos chineses;

    -> não posso inferir que a china teve perda de rapidez nos investimentos, mas que apenas passou a produzir / investir menos