SóProvas


ID
1763560
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – A locomotiva desacelera
Desde a virada do século, a China cumpre o papel de locomotiva da economia mundial. Agora, porém, a locomotiva desacelera, talvez bruscamente, encerrando um longo ciclo que se caracterizou pelo boom das commodities e, ainda, por uma expansão acelerada das chamadas “economias emergentes”. Descortina-se uma nova paisagem econômica e geopolítica.
Sob o impacto da desaceleração chinesa, os “emergentes” enfrentam baixas taxas de crescimento ou, como nos casos extremos da Rússia e do Brasil, profundas recessões. Ao mesmo tempo, os fluxos de investimentos estrangeiros mudam de direção, trocando os “emergentes” pelos Estados Unidos. No longo “ciclo das commodities”, desenvolveu-se a tese de que os Brics constituiriam um polo econômico e político capaz de contrabalançar o poder dos Estados Unidos. Tal tese é uma vítima ilustre da transição global que está em curso. (Mundo, outubro de 2015)

“Sob o impacto da desaceleração chinesa, os ‘emergentes’ enfrentam baixas taxas de crescimento”; no caso desse segmento do texto 1, a relação lógica entre as frases é de:

Alternativas
Comentários
  •  Qual a consequência  da desaceleração na China? Baixas taxas de crescimento dos emergentes. Portanto, relação de causa-consequencia.


  • "Toda causa aceita um porque e toda consequência aceita um por isso
  • Gabarito C.

     

    Macete que aprendi aqui no QC. Sempre uso para saber se de fato é causa/consequência e sobretudo qual a ordem em que está na frase.

     

    O fato de estar (causa) sob o impacto da desaceleração chinesa, faz com que (consequência) os ‘emergentes’ enfrentem baixas taxas de crescimento

  • Bizu

    O fato de... causa

    faz com que ... consequência