SóProvas


ID
1763581
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – A locomotiva desacelera
Desde a virada do século, a China cumpre o papel de locomotiva da economia mundial. Agora, porém, a locomotiva desacelera, talvez bruscamente, encerrando um longo ciclo que se caracterizou pelo boom das commodities e, ainda, por uma expansão acelerada das chamadas “economias emergentes”. Descortina-se uma nova paisagem econômica e geopolítica.
Sob o impacto da desaceleração chinesa, os “emergentes” enfrentam baixas taxas de crescimento ou, como nos casos extremos da Rússia e do Brasil, profundas recessões. Ao mesmo tempo, os fluxos de investimentos estrangeiros mudam de direção, trocando os “emergentes” pelos Estados Unidos. No longo “ciclo das commodities”, desenvolveu-se a tese de que os Brics constituiriam um polo econômico e político capaz de contrabalançar o poder dos Estados Unidos. Tal tese é uma vítima ilustre da transição global que está em curso. (Mundo, outubro de 2015)

Um pequeno comentário do mesmo jornal de onde foi retirado o texto 1 diz o seguinte: “Contradições dos Brics desmentem expectativas de que eles constituiriam um bloco geopolítico capaz de atuar como contrapeso à hegemonia americana”.
Esse comentário:

Alternativas
Comentários
  • Texto 1: Brics não vão ser contrapeso aos EUA por causa da desaceleração chinesa.


    Comentário: Brics não vão ser contrapeso aos EUA por causa de contradições.


    Ambos concordam que os Brics não serão um contrapeso aos EUA, mas o comentário dá outras informações além das do texto. Logo, o comentário confirma e amplia as informações do texto 1.


  • Texto1:No longo “ciclo das commodities”, desenvolveu-se a tese de que os Brics constituiriam um polo econômico e político capaz de contrabalançar o poder dos Estados Unidos. Tal tese é uma vítima ilustre da transição global que está em curso".

    Texto2:Contradições dos Brics desmentem expectativas de que eles constituiriam um bloco geopolítico capaz de atuar como contrapeso à hegemonia americana”.

  • Em direção = ao encontro

    De encontro = contra 


    A FGV adora brincar com essas palavras.

  • Confirma as informações - desmentem expectativas de que eles constituiriam um bloco geopolítico capaz de atuar como contrapeso à hegemonia americana

    Amplia as informações - contradições dos Brics

    Gabarito B

  • Sob o impacto da desaceleração chinesa, os “emergentes” enfrentam baixas taxas de crescimento ou, como nos casos extremos da Rússia e do Brasil, profundas recessões. Ao mesmo tempo, os fluxos de investimentos estrangeiros mudam de direção, trocando os “emergentes” pelos Estados Unidos. No longo “ciclo das commodities”, desenvolveu-se a tese de que os Brics constituiriam um polo econômico e político capaz de contrabalançar o poder dos Estados Unidos. Tal tese é uma vítima ilustre da transição global que está em curso.

    transição global que está em curso= investimentos mudando de direção

  • " desenvolveu-se a tese de que os Brics constituiriam (porque nunca constituíram) um polo econômico e político capaz de contrabalançar o poder dos Estados Unidos. Tal tese é uma vítima ilustre da transição global que está em curso."

    Contradições dos Brics desmentem expectativas de que eles constituiriam um bloco geopolítico capaz de atuar como contrapeso à hegemonia americana”.