SóProvas


ID
1763656
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em 22/07/x0, a Mineradora Delta S.A. recebeu 10 navios cargueiros que havia encomendado junto ao Estaleiro Épsilon S.A.. A vida útil desses navios é estimada em 20 anos, exceto a dos motores e a das hélices, cujos custos são significativos em relação ao total dos navios e têm vidas úteis estimadas em 10 anos. A recomendação do Estaleiro Épsilon S.A. é de que a cada três anos os navios passem por uma inspeção completa, a fim de identificar possíveis falhas em suas peças, para que possam operar com segurança ao longo de toda sua vida útil. A frota teve um custo de R$ 230 milhões de reais, e foi financiada pela Mineradora Delta S.A. através de um empréstimo tomado junto ao Banco Digama S.A., nesse mesmo valor, com uma taxa de juros de 10% a.a., a ser quitado em 20 parcelas semestrais. Ao aplicar a essa frota os critérios de reconhecimento e mensuração de ativos imobilizados, segundo as práticas contábeis adotadas no Brasil, a Mineradora Delta S.A. deve:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) De acordo com o CPC 27, o custo de um item de ativo imobilizado é equivalente ao preço à vista na data do reconhecimento. Portanto, os juros do empréstimo junto ao Banco Digama S.A. não devem ser reconhecidos no custo dos navios.

    B) Um ativo imobilizado será registrado pelo custo de aquisição e deduzido da depreciação acumulada. O valor residual deve ser considerado, pois é a parte recuperável por ocasião da venda do bem no final da sua vida útil.

    C) Segundo o CPC 27, vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas. A entidade seleciona o método que melhor reflita o padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados incorporados no ativo Portanto, é facultado à empresa escolher o método de depreciação mais apropriado aos seus ativos imobilizados.

    D) CERTO: De acordo com o CPC 27:
    43. Cada componente de um item do ativo imobilizado com custo significativo em relação ao custo total do item deve ser depreciado separadamente. Como os motores e as hélices possuem custos significativos em relação ao total dos navios e têm vidas úteis estimadas em 10 anos, a Mineradora Delta S.A. deve depreciar os motores e as hélices dos navios separadamente.

    E) Segundo o CPC 27
    item 14: Uma condição para continuar a operar um item do ativo imobilizado (por exemplo, uma aeronave) pode ser a realização regular de inspeções importantes em busca de falhas, independentemente das peças desse item serem ou não substituídas. Quando cada inspeção importante for efetuada, o seu custo é reconhecido no valor contábil do item do ativo imobilizado como uma substituição se os critérios de reconhecimento forem satisfeitos


    http://www.exponencialconcursos.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Coment%C3%A1rios-das-quest%C3%B5es-de-contabilidade-Geral-e-Societ%C3%A1ria-Contador-SMF-Niter%C3%B3i-Prof.-Feliphe-Ara%C3%BAjo.pdf.

    bons estudos
  • Não seria um ativo qualificável? Fiquei na dúvida entre a A) e a D) por causa disso


  • Estevao Felipe,

     

    O CPC 20 dispõe que um "ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos". Os navios na questão já foram entregues em condição de uso, e o valor pago pela empresa Delta S.A. refere-se ao valor à vista dos itens, sendo que o empréstimo foi tomado junto ao banco Digama S.A.

  • Questão interessante sobre o Imobilizado. Vamos analisar as alternativas.

    a) Incorreta. O custo de um item de ativo imobilizado é equivalente ao preço à vista na data do reconhecimento. Se o prazo de pagamento excede os prazos normais de crédito, a diferença entre o preço equivalente à vista e o total dos pagamentos deve ser reconhecida como despesa com juros durante o período, a menos que seja passível de capitalização de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 20 – Custos de Empréstimos.

    b) Incorreta. Pelo contrário, a entidade deve revisar o valor residual e a vida útil do imobilizado pelo menos ao final de cada exercício.

    c) Incorreta. A entidade deve aplicar o método de depreciação que melhor refletir o padrão de consumo pela entidade dos benefícios econômicos futuros. O método de depreciação aplicado a um ativo deve ser revisado pelo menos ao final de cada exercício e, se houver alteração significativa no padrão de consumo previsto, o método de depreciação deve ser alterado para refletir essa mudança.

    d) Correta. Segundo o CPC 27 – Imobilizado, cada componente de um item do ativo imobilizado com custo significativo em relação ao custo total do item deve ser depreciado separadamente.

    e) Incorreta. Segundo o CPC 27 – Imobilizado, quando cada inspeção importante for efetuada, o seu custo é reconhecido no valor contábil do item do ativo imobilizado como uma substituição se os critérios de reconhecimento forem satisfeitos. Qualquer valor contábil remanescente do custo da inspeção anterior (distinta das peças físicas) é baixado.