SóProvas


ID
1763782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade. Um dos campos visíveis dessas transformações é o casamento entre representação e democracia. É possível afirmar que, até então, em nenhum momento, a representação democrática — fundada em um sistema de checks and balances e de delegação universal da soberania dos indivíduos — havia sido constituinte das relações entre Estado e sociedade no país ou havia tido primazia sobre as demais formas de se pensar e estruturar a representação. Tampouco haviam surgido alternativas capazes de contestar o exercício da representação restrito à esfera estatal e de repensar a dualidade Estado e sociedade.
O cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação. Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular. Como se pode perceber, as mudanças não ficaram restritas à dimensão eleitoral e estatal da representação, mas atingiram a esfera de atuação da sociedade civil. A consolidação do sufrágio universal, como meio de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político. 

Debora Rezende de Almeida. Pluralização da representação política e legitimidade democrática: lições das instituições participativas no Brasil. In: Opinião Pública, vol. 20, n.º, Campinas, jan.-abr./2014. Internet : < www . scielo .br > ( com adaptações ) .

Assinale a opção correta, de acordo com as ideias do texto.

Alternativas
Comentários
  • "A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade."

    discordo que o gabarito seja letra D, pois de acordo com o texto, a transição democrática não foi promovida apenas na década de 80 do século passado.

  • Detesto discordar do gabarito, mas a `D` não poderia ser, pois o texto não especifica em que década se deu o regime militar(a partir de 64) ou a transição democrática (a partir de 74). apesar de ter citado as datas, só para reforçar a minha opinião, não era necessário, pois basta saber que o texto não especificou o intervalo temporal da transição democrática ou do regime militar.

  • Letra (d)


    a) Assim como as eleições, várias formas descentradas de manifestação da pluralidade foram consideradas importantes. As eleições foi apenas uma destas.


    b)


    c) Houve uma transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988.


    d) Certo. A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade.


    e) Interferiu, pois o cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação.

  • Não entendi o porquê de não ser a "A".

  • Indiquem para o professor comentar. 

    Gostaria de saber o porquê da "a" estar errada. O comentário do colega Tiago, ao meu ver, só reforçou a alternativa estar certa.
  • Minha cabeça está para explodir.
    d) não pode ser considerada correta porque" A relação entre o Estado e a sociedade foi muito alterada com a transição democrática promovida na década de 80 do século passado.", década de 80 se refere ao período de 1980 a 1989, e como no texto diz que ela foi iniciada no Regimi Militar nós sabemos que ele foi de 1964 a 1985, porém em nenhum momento o texto deixa claro em qual momento a transação foi iniciada, se foi na década de 60, 70 ou 80 só que ela se consolido em 1988.
    Marquei a A e errei. Aos que estão respondendo esta questão, peçam comentário do professor aí!

  • Peter tambem marquei a letra A como resposta. Não entendi ser a letra d o gabarito.

    Pessoal vamos indicar para comentário!!!!!

  • Vou explicar meu ponto de vista: Na década de 80, ou seja precisamente O cenário político pós-1988 foram implantados muitos direitos: consolidação do sufrágio universal, reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado dentre tantos outros. sendo profundamente modificado.

    A- não marquei pois infere-se, deduz...não podem ser consideradas mais importantes do que os demais.

     

  • Letra D.

    A questão não menciona que a transição democrática ocorreu apenas no final dos anos 80. A assertiva simplesmente diz que houve mudanças nas relações entre Estado e sociedade durante a transição do regime militar para a CF/88. 

  • Não poderia ser a alternativa "A" pq os outros momentos de julgamento político são tão importantes quanto as eleições.

  • Não consigo enxergar o erro do item A, nos ultimos periodos do texto fala exatamente o que tá dito na assertiva ué.
    (...) as mudanças não ficaram restritas à dimensão eleitoral (...). A consolidação do sufrágio universal, como meio de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político.

    Alguém poderia explicar melhor?!

  • Baixaria

  • Adriana Rolim, eu também fiquei muito na dúvida entre a alternativa A e a D, no entanto, no texto ele não diz que as eleições não podem ser consideradas mais importantes, já o que é afirmado na alternativa D, está claro no texto nesta passagem: "O cenário político pós-1988 é completamente diverso", e também mais adiante: " Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular".

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos.

  • Gente, o texto deixa claro sim o momento de mudança;

    "O cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação. Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular".

     

    É interpretação que tá faltando!

    PELAMORDEDEUS!!!!

     

  • Acertei a questão, a D pareceu a mais certa. Mas o processo começou em 79, com a anistia. (Lei 6.683/79). 

  • O comentário do Alexandre foi ridículo nessa questão

  • B) A criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular foi determinante para a consolidação do sufrágio universal. ERRADO

    " A consolidação do sufrágio universal, COMO MEIO de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade,..."

    NÃO FOI A CRIAÇÃO DE CANAIS VARIADOS DE INTERAÇÃO ENTRE O ESTADO E A SOCIEDADE QUE CONSOLIDARAM O SUFRÁGIO UNIVERSAL.

    O SUFRÁGIO UNIVERSAL SERVIU COMO MEIO DE INFLUÊNCIA DO CIDADÃO NA ESFERA PÚBLICA.

  • Se levarmos em consideração que o regime militar acabou em 85 e em 88 foi feita uma nova CF, temos certeza que a década de 80 foi crucial para a transição...
  • DE ACORDO COM O TEXTO:

    O item A não está certo porque o texto não elenca o tamanho da importância das eleições, cita apenas que é um dos momentos.

    O item D é considerado correto pois, de acordo com o texto, as relações foram alteradas em decorrência da passagem do regime militar para a ascensão da constituição de 88, e essa transição se deu na década de 80, de acordo com o texto.

    Os nossos conhecimentos pré-concebidos não devem ser levados em conta quando a questão pede somente o que está no texto, independente de o texto ir de encontro ao que sabemos.

  • A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade. Não vejo essa transição na década de 80 no texto.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K