SóProvas


ID
1764187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de desenvolvimento de software consiste de um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

O modelo de ciclo de vida clássico da engenharia de software, também conhecido como modelo cascata, inicia-se com a etapa de análise de requisitos de software, na qual os requisitos iniciais do software são coletados pelo analista.

Alternativas
Comentários
  • Pressman - Comunicação

    Sommervile: Definição dos requisitos

  • O erro está em dizer que se começa pela análise, e não é isso que ocorre. Primeiro você precisa ter os requisitos que são coletados na etapa de elicitação, depois vem a etapa de análise. 

  • Creio que o erro da questão reside em afirmar que o modelo CASCATA é um "Ciclo de Vida". Na verdade o mesmo consiste em um MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE.
  • Modelo de ciclo de vida

    Segundo Pressman: comunicação / planejamento / modelagem / construção / emprego

    Segundo Sommerville: definição de requisitos / projeto de sistema e software / implementação e teste de usuário / integração e teste de sistema / operação e manutenção

  • Sommerville

    p.20 ed 9: Análise e definição de requisitos. Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema.

    Acredito que o erro esteja em colocar  "requisitos iniciais do software

     

  • As pessoas aqui estão confundindo os ciclos de vidas que os autores (Sommerville, Pressman) definem como gerais com o ciclo de vida do modelo Cascata (Clássico).

     

    Ciclo de vida geral (por Sommerville): Especificação, Desenvolvimento, Validação, Evolução. 

     

    Ciclo de vida geral (por Pressman): Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção, Implantação.

     

    Ciclo de vida do modelo cascata (usado por vários autores): Planejamento; Análise e Especificação de Requisitos; Projeto; Implementação; Testes; Entrega e Implantação; Operação; manunteção 

  • Vamos aos comentários.

    Questão bem difícil, para saber responder ela o candidato deveria ter lido os livros do Sommerville (2011) e o Pressman (2011).

    O modelo de ciclo de vida clássico da engenharia de software é a definição do autor Pressman que apresenta as seguintes fases: Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Emprego. pg. 60

    O autor Sommerville chama o Modelo de Cascata de Ciclo de vida de software e possui as seguintes fases: Análise e definição de requisitos, Projeto de sistema e software, Implementação e teste unitário, Integração e teste de sistema e Operação e manutenção.

    Análise e definição de requisitos: Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema. pg. 20 e 21.

    #SóNinja

  • O erro é falar em requisitos iniciais. Todos os requisitos são coletados no modelo cascata. Tudo de uma só vez. Para saber mais visite meus sites. www.apcti.com.br (teoria escrita) tiflix.net.br (video aulas)

  • Gabarito E.

    Algumas vezes chamado de ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de sotware, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de: planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído. Fonte: Pressman, Capítulo 2 - página 59