Nos papéis interpessoais o gestor atua como símbolo ao representar a Organização; como líder ao servir de exemplo, motivar e mobilizar pessoas; e como agente de ligação ao criar e manter redes de informantes.
Nos papéis informacionais, o gestor deve ser observador, buscando e recebendo informações que interfiram em sua atividade; difusor, divulgando informações pertinentes e assegurando que as mesmas chegaram ao seu destino corretamente; e porta-voz, propagando as informações de dentro para fora da Organização.
Nos papéis decisórios o gestor atua como empreendedor ao estar sempre atento a oportunidades de negócios interna e externamente; como regulador ao enfrentar situações inéditas e se organizar para a adaptação às situações difíceis; como distribuidor de recursos ao garantir os meios para cumprimento das tarefas dos mesmos; e como negociador ao participar de discussões, representando sua organização.
Bota no Word porque a FGV cobra com certa frequência.
PAPÉIS INTERPESSOAIS
Figura de proa ou símbolo. O gerente age como um símbolo e representante (relações públicas) da organização neste papel, que está presente em certo número de tarefas, nenhuma delas envolvendo significativamente o processamento de informações ou a tomada de decisões.
Líder. "Ao analisar as atividades que constituem o papel de líder, devemos notar que a liderança permeia todas as atividades; sua importância seria subestimada se a julgássemos em termos da proporção das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a liderança."
Ligação. O papel de ligação envolve a teia de relacionamentos que o gerente deve manter, principalmente com seus pares, e nos quais ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer o intercâmbio de recursos e informações que lhe permitem trabalhar.
PAPÉIS DE INFORMAÇÃO
Monitor. O papel de monitor é aquele que o gerente desempenha quando recebe ou procura obter informações que lhe permitem entender o que se passa em sua organização e no ambiente. Este papel envolve a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a "rádio peão".
Disseminador. O papel de monitor tem o complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização, e da informação interna de um subordinado para outro.
Porta-voz. Enquanto o papel de disseminador está relacionado com a transmissão de fora para dentro, o papel de porta-voz envolve o inverso - a transmissão de informação de dentro para o ambiente da organização.
PAPÉIS DE DECISÃO
Entrepreneur (empreendedor), "o gerente atua como iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização", isto é, aquelas mudanças desejadas pelo próprio gerente, que podem incluir melhoramentos na organização e a identificação e o aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas.
Controlador de distúrbios. Os distúrbios, ao contrário das mudanças controladas, são aquelas situações que estão parcialmente fora do controle gerencial, como os eventos imprevistos, as crises, ou os conflitos. Para lidar com estas situações, o gerente desempenha o papel de controlador de distúrbios.
Administrador de recursos. "A alocação de recursos é o coração do sistema de formulação de estratégias de uma organização”. O papel de administrar recursos, que é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome.
Negociador. "De vez em quando, a organização encontra-se em grandes negociações que fogem da rotina, com outras organizações ou indivíduos. Frequentemente, é o gerente quem lidera os representantes de sua organização" nessas negociações, que podem lidar com sindicatos, clientes, credores ou empregados individuais, entre outras possibilidades.