SóProvas


ID
1764415
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa varejista do ramo de vestuário caracteriza-se por uma cultura de forte competitividade entre os funcionários, alimentada pela disputa por bônus associados a metas de vendas individuais. O presidente da empresa considera que a competição acirrada está “matando a cooperação, bloqueando a troca de informações e fazendo a empresa perder talentos”. O presidente quer que os sistemas de avaliação de desempenho e de remuneração sejam revistos, de forma a manter o atual sistema de bônus combinado a outras práticas que impeçam a competição prejudicial e que fomentem a manutenção dos melhores talentos na empresa a longo prazo.

Para tal, poderiam ser adotadas, entre outras práticas:

Alternativas
Comentários
  • Metas de desempenho grupais está intimamente ligada à equipe. Numa equipe, as pessoas estão engajadas para alcançar objetivos de forma compartilhada, tomam decisões que decorrem de um alto grau de participação e interação e sinergia de seus componentes. 


    A participação Acionária é uma forma de empoderamento (empowerment) aos funcionários, em que se é possível proporcioná-los a autoridade em tomarem as decisões necessárias acerca dos problemas processuais, dos clientes e mesmo da própria organização.  Essa é uma forma de também eliminar etapas em que seja necessário a habilitação do gerente para aprovação das decisões. 


    Tais medidas podem:

    mitigar os problemas de competições acirradas;

    aumentar a comunicação entre funcionários;

    favorecer um maior grau de comprometimento e participação dos empregados pela busca e atingimento de objetivos e metas;

    facilitar a tomada de decisões.

    resolução de conflitos;

    definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia.


    Fonte: Leituras de obras de autores diversos como Chiavenato, Fischer, Vilas boas.



  • Letra (b)


    Programa de remuneração variável, que consiste no pagamento de prêmios como compensação à consecução de metas de desempenho individual e/ou grupal, planos de sugestões ou realização de trabalhos específicos.

  • Alguém arisca dizer o erro da letra D?

  • Na letra D não existe nenhum tipo de avaliação por desempenho, Mario
  • ..Forte competitividade entre os funcionários, alimentada pela disputa por bônus associados a metas de vendas individuais. 

    Metas de desempenho grupais incentivariam o trabalho em equipe, a colaboração, fazendo com que a disputa não seja tão prejudicial ( a questão meciona que a empreesa já dá o bônus por desempenho individual e que não há cooperação e troca de informações entre os colaboradores),

    participação acionária seria para reter, manter os Bons Talentos 

  • "participação acionária" = A longo prazo.

  • Acho incríveis essas questões que esperam que você advinhe o que não está explicado, como é possível saber por esse enunciado mal elaborado que a empresa tem cotas acionárias que podem ser distribuídas a funcionários? A questão não aponta elementos essenciais para entender o contexto, é um verdadeiro "voar às cegas"

  • Fgv+português+Adm Geral= Merda

  • Mario Carneiro,

    tb marquei D, mas, revendo, está msm errada.

    Msm sendo POR EQUIPE, os prêmios serão destinados à equipe que mais se destaca, ou seja, a COMPETIÇÃO - que deveria ser impedida a pedido do Chefe - ainda estará presente.

    Do contrário, o estabelecimento de metas (assertiva B) simplesmente estabelecerá um padrão de desempenho, podendo ser igual para todos os grupos de trabalho ou de acordo com a realidade de cada um.