SóProvas


ID
1764418
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A XYZ é uma fabricante de produtos eletrodomésticos. Recentemente, a área de marketing propôs uma alteração em um dos principais produtos da empresa, que representará uma inovação significativa no mercado. No entanto, essa alteração exige um investimento significativo, envolvendo mudanças no projeto do produto e na linha de produção, além de investimentos em marketing. O presidente da empresa acredita no potencial da proposta e gostaria de “renovar os produtos e a imagem da empresa”, mas considera que os riscos envolvidos não são desprezíveis. Assim, o presidente gostaria de criar um grupo dedicado a estudar e viabilizar a inovação no produto, sob a responsabilidade do gerente de marketing, que contasse com a participação de pessoas da área de produção e da área financeira da empresa.

Para tal, o presidente deveria adotar uma estrutura:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E) RENNÓ (2013): A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto

  • E

    ESTRUTURA MATRICIAL: Trata-se de uma estrutura mista em forma de dupla entrada, a organização funcional é verticalizada, enquanto a organização por produto ou projeto é horizontalizada e ambas se superpõe na estrutura matricial. Na estrutura matricial, o gerente de projeto ou produto, coordena os esforços do pessoal cedido pelas diversas áreas da empresa, com pouca autoridade formal. Chiavenato

  • Melhor questão que já vi até agora sobre MATRICIAL bem elaborada, texto extenso.

    PALAVRAS CHAVES:

    mudanças no projeto do produto e na linha de produção - VAI TRABALHAR COM PROJETOS

    sob a responsabilidade do gerente de marketing, que contasse com a participação de pessoas da área de produção e da área financeira da empresa - COLABORAÇÃO FUNCIONAL

  • DESTAQUEI A PARTE QUE MAIS NOS INTERESSA DESTA ''ISTORINHA'':

    ''A XYZ é uma fabricante de produtos eletrodomésticos. Recentemente, a área de marketing propôs uma alteração em um dos principais produtos da empresa, que representará uma inovação significativa no mercado. No entanto, essa alteração exige um investimento significativo, envolvendo mudanças no projeto do produto e na linha de produção, além de investimentos em marketing. O presidente da empresa acredita no potencial da proposta e gostaria de “renovar os produtos e a imagem da empresa”, mas considera que os riscos envolvidos não são desprezíveis. Assim, o presidente gostaria de criar um grupo dedicado a estudar e viabilizar a inovação no produto, sob a responsabilidade do gerente de marketing, que contasse com a participação de pessoas da área de produção e da área financeira da empresa.''

     

     

    ''O PRESIDENTE QUE CRIAR UM GRUPO DEDICADO PARA A ESTUDAR E VIABILIZAR''

    OU SEJA, ELE QUER UM GRUPO PARA DAR ASSESSORIA, CONSULTORIA, RECOMENDAÇÕES; MELHOR DIZENDO, ELE QUER UMA AUTORIDADE DE STAFF. MAS AINDA NÃO SABEMOS QUE TIPO DE AUTORIDADE ESSE GRUPO EXERCERÁ (comando e satff ou somente staff).

     

    ''SOB A RESPONSABILIDADE DO GERENTE DE MARKETING''

    OU SEJA, NÃO SE TRATA DE UMA ESTRUTURA FUNCIONAL, POIS A RESPONSABILIDADE NÃO É PARCIAL, LOGO ESSA AUTORIDADE DE STAFF NÃO EXERCERÁ AUTORIDADE DE COMANDO.

     

     

    SENDO ASSIM, SÓ NOS RESTA UMA ESTRUTURA MATRICIAL!!!

     

     

     

    GABARITO ''E''

  • PedroMatos,

     

    Acho que tu foi bem em identificar a parte importante da história mas tu misturou conceitos com essa autoridade de staff que colocou na explicação. O conceito básico da estrututa linha-staff é que a autoridade estará na linha, nos órgãos executivos; os órgãos de staff não possuem autoridadade, são órgãos de assessoria especializada apenas (consultivos), sem poder de decisão. 

     

    A frase "a autoridade de staff não exercerá autoridade de comando" faz menos sentido ainda porque é subentendido que quem tem autoridade tem poder de comando.

     

    Bons Estudos!

  • Estrutura  Linear

    É baseado nas organizações militares antigas e apresenta como característica principal a unidade de comando. Ou seja, nesta estrutura a autoridade estaria localizada em torno de um chefe.

    Para uma pessoa de um setor se comunicar com outro setor, deve enviar a informação através de seu superior. Naturalmente, a organização não se torna muito flexível. Assim, estas estruturas se adaptam melhor a ambientes mais estáveis.

    Estrutura Funcional

    É o tipo de estrutura que mais é utilizada na atualidade. É baseada no conceito de especialização.

    Sua aplicabilidade é muito intuitiva, pois é dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais, como finanças, marketing, recursos humanos, etc.

    Estrutura Divisional

     A empresa desmembra sua estrutura em divisões, agregando os recursos e pessoas de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados que são considerados importantes.

    Estrutura Matricial

     São um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos.

    Ela é chamada de matricial porque seu aspecto é parecido com o de uma matriz. Sua criação foi uma tentativa de conciliar em uma estrutura rígida e hierárquica a flexibilidade de uma estrutura temporária.

    Neste tipo de estrutura, os profissionais estão associados geralmente a um departamento funcional (Marketing, Finanças, Tecnologia, etc.) e são alocados a alguns projetos, sempre que este projeto necessite de alguém com seu perfil.

     

    Estrutura em Rede

     A estrutura em rede substitui a hierarquia pela parceria entre os diversos entes. A estrutura fica mais flexível e competitiva perante seus competidores.

    A flexibilidade ocorre porque a organização passa a contratar qualquer serviço ou produto que precisar diretamente no mercado. Se em um segundo momento estes produtos e serviços não forem mais demandados, poderá cancelar o contrato e trocar de fornecedor, sem precisar demitir funcionários, vender maquinários, dentre outros custos e problemas.

  • Matricial é híbrida

     

  • A XYZ é uma fabricante de produtos eletrodomésticos. Recentemente, a área de marketing propôs uma alteração em um dos principais produtos da empresa, que representará uma inovação significativa no mercado. No entanto, essa alteração exige um investimento significativo, envolvendo mudanças no projeto do produto (parei de ler aqui, vi que tinha matricial nas alternativas, li o restante só pra ter certeza)

    Gab E

  • Note que o presidente pegou FUNÇÕES DISTINTAS da empresa e uniu no MESMO PROJETO. A únião da estrutura funcional com a estrutura por projetos caracteriza a estrutura matricial.

     

    -----
    Thiago

  • Não poderia ser divisional pq a empresa quer mexer num só produto. É a matricial pq é uma estrutura com duração limitada. Já a divisional não é limitada.

    Estrutura MATRICIAL pode ser:

    FUNCIONAL + PRODUTO

    FUNCIONAL + SERVIÇO

    FUNCIONAL + PROCESSO

    FUNCIONAL + ÁREA GEOGRÁFICA

    APENAS UM REFORÇO AOS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS.

  • Estrutura Matricial, logo faz alusão ao modelo de gestão compartilhada!

    GAB: E