-
Gabarito C - PALUDO (2013): Mesmo de forma desorganizada, o patrimonialismo foi o primeiro modelo de administração do Estado. Nele não havia distinção entre a administração de bens públicos e bens particulares: tudo que existia nos limites territoriais de seu “reinado” era tido como domínio do soberano,15 que podia utilizar livremente os bens sem qualquer prestação de contas à sociedade.
No entendimento de Bresser-Pereira (2001), patrimonialismo significa “a incapacidade ou a relutância de o príncipe distinguir entre o patrimônio público e seus bens privados”.
-
O patrimonialismo é caracterizado pela
forte presença da seguintes características: nepotismo, corrupção,
ineficiência, improviso, falta de profissionalismo, ausência de métodos
de trabalho, falhas de planejamento, entre outras, não distinção entre o que é patrimônio público e o que é patrimônio privado. Essa forma de administração pública
predominou no período pré-capitalismo, quando o monarca exercia o
domínio sobre os bens públicos e particulares, sem qualquer necessidade
de prestar contas à sociedade.
Fonte: http://www.adminconcursos.com.br/2014/08/introducao-administracao-publica.html
-
GABARITO C
“A administração pública brasileira, mesmo quando incipiente, esteve sempre marcada pelo desempenho de funções vicárias e compensatórias, desempenhando um papel de segurar posição e função a significativo contingente de pessoas, colaborando para a formação de parte expressiva das elites nacionais. Este processo acabou por deformá-la, atrelando-a ao cumprimento de encargos não administrativos e vinculando toda a sua sistemática aos mecanismos de trocas políticas e legitimação do Estado.”
Segundo Paludo, a Administração Patrimonialista tem como suas principais características:
- confusão entre propriedade privada e pública;
- impermeabilidade à participação social-privada;- endeusamento do soberano;
- corrupção e nepotismo;
- caráter discricionário e arbitrário das decisões;
- ausência de carreiras administrativas;
- desorganização do Estado e da Administração;
- cargos denominados prebendas ou sinecuras;
- descaso pelo cidadão e pelas demandas sociais;
- poder oriundo da tradição/hereditariedad.
-
Resposta letra C:
"...segurar posição e função a significativo contingente de pessoas, colaborando para a formação de parte expressiva das elites nacionais."
Oligarquia é uma forma de governo na qual o poder político se encontra concentrado nas mãos de um pequeno número de pessoas privilegiado por algum motivo.
"...mecanismos de trocas políticas."
Patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado.
-
quase que tropeço nas palavras vicário e incipiente kkkkk