SóProvas


ID
1764484
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A adoção de um modelo de excelência específico para os serviços públicos deve considerar os aspectos que diferenciam organizações públicas e privadas.
A esse respeito, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. PALUDO (2013) apud TORRES:

    Vemos, portanto, que a área pública demanda formas especiais de administração, porque os governos são diferentes. Torres (1997) afirma que os modelos privados de gestão necessitam de uma adequação que “não é trivial” e deve levar em consideração as características inerentes ao setor público, que são “diferentes das do setor privado”.

    São inúmeras as situações e dificuldades enfrentadas pelos governos, desde a questão cultural, a desigualdade social, até a rigidez legal e o controle incidente sobre a utilização dos recursos públicos. Em muitas situações, por exemplo, a questão da eficiência, ou de investimentos necessários, será deixada em segundo plano, para que possa ser trabalhada a questão social (ações de combate à pobreza, de inclusão social e de promoção da cidadania).

    No entanto, o gestor público pode e deve compatibilizar custos com resultados; pode e deve tomar decisões rápidas com vistas a aproveitar oportunidades – mantendo o foco no cidadão-cliente e em suas necessidades. A administração pública pode e deve melhorar suas práticas a partir da utilização de técnicas consagradas pela iniciativa privada – o que não pode é simplesmente aplicar as práticas privadas sem uma adaptação adequada à realidade pública.

  • GABARITO A

    b) Pelo contrário, na Administração Pública, o administrador só está autorizado a fazer o que a lei permite. Fazer tudo o que a lei não proibir é característica da administração privada.

    c) Os conceitos foram invertidos. A garantia da transparência e participação social está relacionado com as organizações públicas e a preservação de interesses corporativos com as entidades privadas.

    d) O financiamento com recursos públicos das atividades públicas não têm interesses capitalistas e suas ações devem ser destinadas à toda população em geral, e não apenas clientes atuais e potenciais.

    e) Conceitos invertidos. O lucro financeiro é objetivo das entidades privadas, enquanto a busca por gerar valor é da administração pública.

  • Letra (a)


    Equidade: tratamento justo de todos os envolvidos, com ética e em repudio a atitudes discriminatórias.

  • Gabarito: A

    As empresas privadas não se limitam à equidade de tratamento aos clientes, pelo contrário, vivem segmentando (clientes VIP e Premium em companhias aéreas, bancos (BB Estilo, Santander Van Gogh, etc.)

  • Questão ideológica, dá pra acertar porque as outras são ainda mais absurdas.

  • ✅Letra A.

    Faz referência ao princípio da IMPESSOALIDADE, esse que DEVE ser respeitado na administração pública.

    BONS ESTUDOS!!!!