-
Gab. A
Reforma Fiscal:Não há como assegurar que o espaço trate apenas de fiscalização pública, podendo incluir a área privada.A reforma é da fiscalização, não havendo termo que a delimite.
Deus é contigo!
-
Pessoal,
Eu acho que o erro está em pensar que reforma fiscal tem a ver com fiscalização, pois, na realidade, ela está ligada à área orçamentária e à área econômica. A reforma fiscal não está diretamente ligada com fiscalização, mas sim com maneiras de melhorar o desempenho econômico e financeiro do país. Bem, pelo menos foi assim que pensei para responder a questão.
Bons estudos!
-
Nesse contexto, "fiscal" refere-se ao fisco = fazenda pública; parte da administração pública encarregada da cobrança dos impostos.
Diferente de "fiscalização" = ato, efeito ou encargo de fiscalizar.
https://www.priberam.pt/DLPO/fiscaliza%C3%A7%C3%A3o
https://www.priberam.pt/DLPO/fisco
-
A B está errada, pois nesse contexto "Internacional" se refere apenas aos países da OCDE e não à todas as nações.
-
A questão pede a alternativa ERRADA, e estão falando nos comentários que a B tb está errada. Acho q vcs estão se confundindo.
-
Tanto faz se a colaboração é de uma ou todas as nações. Sendo externa ela é internacional. Mas a A não tem como ser correta de forma nenhuma! Área fiscal relaciona-se com os impostos, mais especificamente ao recolhimento deles no contexto, não com a fiscalização exercida pelo poder público. Além do mais, fiscalização em que área? Posso fiscalizar tanta coisa em tantas áreas e sem haver relação nenhuma com área fiscal.
-
Não existe fiscalização privada. As pessoas privadas não podem limitar a liberdade das outras. Toda fiscalização deve ser pública e abrange, inclusive, a fiscalização fazendária, orçamentária etc. Fiscalização pública eh gênero do qual todas as outras são espécies. Gabarito questionável.
-
No meu entendimento, reforma fiscal abrange o espaço da fiscalização, mas não somente a fiscalização pública. O texto trata de empresas internacionais e a fiscalização pública, na visão da banca, está voltada diretamente para a administração pública.
-
Engano seu Ivan. É claro que existe fiscalização privada. Uma empresa privada pode fiscalizar suas próprias ações ou as ações de seus subalternos ou empregados.
Eu posso fiscalizar a vida das pessoas que vivem sob minha guarda (como meus filhos), por exemplo.
Portanto, é óbvio que existe fiscalização no âmbito privado.
De qualquer maneira, achei a questão um tanto quanto inútil.
-
Reforma fiscal: referente a fisco; tributos.
-
Letra a: reforma da tributação pública e não da fiscalização pública.
-
Em uma colaboração internacional sem precedentes sobre reforma fiscal, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) apresentou ontem um plano para reprimir a evasão internacional de impostos. O programa, cuja elaboração, a pedido do G-20, durou dois anos, tenta colocar fim a uma longa batalha contra brechas jurídicas que permitem que multinacionais deixem de recolher impostos nos países onde operam, colocando no holofote empresas como McDonalds, Starbucks e Google. leiam o texto antes
-
A "reforma fiscal" do texto não é pública, é fazendária, do governo. Já a "fiscalização pública" é do povo, do cidadãos. Não se confundem. Por isso o gabarito é a letra A de ACERTEI !!
-
Não adianta, um cantor internacional não é um cantor de todas as nações como também a colabora~ção internacional não foi de todas as nações ou alguém acha que o Zimbabwe participou ? Será que lá tem MacDonalds ? Se for pelo contexto do Thalisson, a Caixa Econômica Federal não é uma empresa pública.
-
Entendi que o termo "fiscal" no caso dessa questão não se refere ao ato de fiscalizar, à fiscalização, mas sim ao ato de confiscar, ao confisco realizado pela autoridade pública.
-
A lebra b) nao pode dizer todas as nacoes. A OCDE não é composta por todas as nacoes existentes.
-
apesar de ter errado a questao, percebe-se, claramente,que o texto nao esta se delimitando a fiscalizacao publica; logo, engloba tambem a fiscalizacao privada, que é justamente o objetivo do texto
reforma fiscal / espaço da fiscalização pública e privada
só paro quando eu for nomeado
-
Também vejo a "a" e a "b" como erradas, mas, aquela coisa né, a mais errada é a letra "a", pois fiscal é de fisco, tributo, e não de fiscalização. Já a alternativa "b" se formos forçosamente interpretar tem mais nexo que a alternativa "a", mas que tabém está errada por generalizar, portanto, paciência, é o português da FGV.
Gorça guerreiros!!
-
Fiscal se refere ao Fisco (parte da administração pública que cuida dos impostos).
-
Integrando a resposta do colega Augusto: Não só responsável por impostos, mas tributos, que é gênero daquela espécie!
-
-
Interpretei como alguns aqui descreveram:
[...] empresas como McDonalds, Starbucks e Google.. públicas e privadas (setor público privado).
é tenso...
[Gab. A]
bons estudos
-
Evasão internacional / espaço entre as nações???
Fica bem difícil quando a banca pede a errada e elabora alternativas com conteúdo tão impreciso.
A EVASÃO internacional refere-se ao espaço "para outras nações", e não "entre as nações".
Imagine se faria sentido falar em "evasão de divisas entre as nações" ao fazer menção a alguém que tivesse praticado o crime de evasão internacional de divisas... Claro que não! O ato desse sujeito consistiria na "evasão de divisas para outras nações"!
-
TODAS as nações? OCDE????? BANCA IDIOTA. ESTUDAR PRA QUE? É SÓ CHUTAR E REZAR PRA GANHAR NA MEGA SENA. ÓDIO
-
Essa questão tem duas respostas, pois a letra B também está errada, sendo assim ela deveria ser anulada.
-
Na primeira vez que olhei a questão fiquei confusa, nesses momentos eu tento diversas tecnicas pra tentar achar alguma alternativa que fique diferente das outras... Nesse caso como eu acertei:
Substituí e pensei se mudava ou não o sentido:
a)reforma fiscal / espaço da fiscalização pública; Reforma da fiscalização pública (Não né? a referência é à reforma no fisco, na fazenda pública, não na fiscalização)
b)colaboração internacional / espaço de todas as nações; Colaboração de todas as nações (Certo)
c)brechas jurídicas / espaço do Direito; Brechas do Direito (Certo)
d)Desenvolvimento Econômico / espaço da Economia; Desenvolvimento da Economia (Certo)
e)evasão internacional / espaço entre as nações; Evasão entre as nações (Certo)
BONS ESTUDOS!
-
Pior banca que existe.
-
Difícil.
-
GALERA, SÓ UM TOQUE DE AMIGO! QUANTO MAIS A GENTE RECLAMAR DA BANCA, MAIOR SERÁ O EGO DOS EXAMINADORES. LOGO, TEMOS QUE DIZER: “ESSA FOI FÁCIL, MANDA OUTRA MAIS DIFÍCIL!!!!”
GABARITO: A
"FOCA NO IMPOSSÍVEL, PORQUE LÁ A CONCORRÊNCIA É MENOR!!!"
-
FGV:
colaboração internacional / espaço de todas as nações;
evasão internacional / espaço entre as nações.
pois pronto.