-
complicado...já vi questão da FGV em que a coloquialidade era exemplificada pelo uso do "que" como preposição em lugar do "de"...
-
A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática,
de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem
informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não
estão registradas ou tem outro significado.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_coloquial
-
Para valer= válida
-
Diria que o coloquislismo tá na regência do verbo TER.
TER ---> DE
Ter "que" tá gramaticalmente errado, apesar de todos falarem assim.
-
Se formos pensar que após o verbo ter, tem que vir DE ao invés de QUE, seguido de verbo no infinitivo, teremos que anular a questão A, C e D, não acredito que esse tenha sido o critério para a alternativa A estar certa, indiquem para comentário, galera.
-
Questão relaciona o sentido dos verbos. Ao questionar se a lei vai ser para valer, o autor quer saber se o governo almeja de verdade uma lei justa, correta, séria, etc. Não se ela será válida. O restante dos verbos (e de outras classes gramaticais) das alternativas em destaque está no sentido literal.
-
por que usa-se o DE junto do verbo TER ???
-
Linguagem coloquial nesse tipo de questão tem a ver com o subjetivismo das palavras. Sentido figurado. Como foi no caso da letra A em relação ao verbo "valer". Não está no seu sentido real, objetivo e sim subjetivo, com outro significado.
-
A palavra "valer" não está empregada no seu sentido culto, mas sim, representando outro significado. Ex.: regra de aposentadoria para gerar resultados.
-
É uma carta de leitor do Globo, está quase toda escrita em linguagem coloquial...por que eliminar a D ? eu marquei essa, pensando no "pagar pelo mesmo número de anos". Mas fiquei na dúvida entre a A e a D e marquei a errada pra variar.
-
Também pensei na questão do 'de' e do 'que' vindos depois do verbo ter.
Porém, achei a letra a) muito clara e a marquei.
Além disso, alguns gramáticos aceitam o 'de' ou o 'que' como corretos no emprego do verbo 'ter', mas confesso que não sei se a FGV segue ou não esse pensamento.
-
Vamos solicitar o comentário galera. O professor comenta as questões com maior número de solicitações.
-
A expressão "para valer" marca a maneira coloquial. Só se usa na fala, não na escrita formal. Não há dúvidas.
-
Vai fazer no sentido utilizado não é coloquial?
-
-
Gabarito A
A linguagem coloquial, informal ou popular é umalinguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagemformal não estão registradas ou tem outro significado.
Nesse caso a palavra "para valer" justifica a linguagem coloquial.
Vamos na fé !
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
"A dupla jornada, antiga alegação, hoje é compartilhada com seus maridos e companheiros e não serve mais." Em qual brasil será que esse leitor vive?
Gostaria de falar por 5min com a esposa dele pra saber se ele compartilha ou "ajuda em casa" (o que é muito diferente). A realidade é que, sim, hoje muitos maridos "ajudam", o que não elimina a jornada dupla, apenas a torna mais suportável.
#desabafo
-
Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever.
Tenho de estudar para a prova amanhã. (Tenho necessidade em estudar)
Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.
Ele tem muito que estudar. (Ele tem muitas matérias para estudar)
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/ter-que-ou-ter-de.htm
Força, minha gente!
-
o "de" antes do "que" é facultativo, de acordo com os gramáticos e expressa funçao comparativa, sendo assim sua retirada não prejudica o entendimento da frase, ou seja, não é contra a norma culta da lingua.
-
e a letra D? "pagar" não está sendo utilizado de forma coloquial?
-
a) “O governo federal tem que escolher se quer mesmo fazer uma regra de aposentadoria para valer"; ==> linguagem coloquial
-
quando vi o "tem que" já marquei a questão depois que percebi o "pra valer" concretizando a resposta.
-
Como é que "paga anos"?? FGV não é pra amadores!!