-
Chiar está no sentido figurado e significa: queixar-se, reclamar, lamentar-se.
-
"Nosso governo não chiou" é exemplo de linguagem coloquial. Em linguagem formal seria "nosso governo ainda não reclamou".
-
Esta foi pra não zerar a prova FGV kkkk
-
Errei de bestão
-
Gabarito B
A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagemformal não estão registradas ou tem outro significado.
Nesse caso a palavra "chiou" consolida a resposta.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Atenção, gente! O gabarito é letra D, e não letra B, como o comentári do colega abaixo. Fui no site da banca para confirmar!
-
Eu sou tão traumatizado com FGV que marquei a alternativa óbia, devido ao "chiou", e enquanto carregava pra dizer se tinha acertado ou não eu fiquei apreensivo.
Banca fdp!
-
Fabiano, imagina na prova? hahahahahha....
-
Segue abaixo alguns exemplos da linguagem coloquial:
Ela nem se tocou que o garoto tava babando nela. (“se tocar” é uma expressão muito utilizada na linguagem coloquial que indica “perceber”; na frase também há o uso abreviado do verbo “estava” e a expressão no sentido figurado (denotativo) de “babando”, que aponta para a admiração excessiva da pessoa.)
Pô cara, demorô cum isso. (“Pô” corresponde a uma interjeição de alerta ou mesmo uma abreviação do palavrão “porra”. A palavra “cara” é muito utilizada na linguagem informal para indicar “rapaz, homem”, ou seja, na frase, a palavra está no sentido denotativo, posto que não expressa o significado real do termo que seria “rosto”. O verbo demorar é expresso de abreviado “demorô” no lugar de “demorou”. E por fim, a preposição “com” que indica “companhia” é falada com troca de vogal “cum”.)
A mina foi sem noção na festa. (Na frase é utilizada a abreviação de menina “mina”, além de indicar uma expressão coloquial “sem noção”, a qual significa a falta de discernimento da pessoa.)
Demos um rolê pela city essa tarde. (O termo “rolê” é muito utilizado pelos adolescentes para indicar passeio, caminhada. Além disso, nota-se o uso do estrangeirismo, nesse caso, “city” é o termo em inglês que significa cidade.)
A gente passô lá de tarde e tava rolando uma festa. (“a gente” é uma expressão muito utilizada na linguagem coloquial ao invés do pronome “nós”. Além disso, na frase o verbo "estava" é abreviado (tava) acrescido à expressão “rolando”, que indica “acontecendo”.)
Mano, cê tá loco? (“Mano” é uma gíria muito utilizada para irmão, a qual denota proximidade nos falantes; além disso, a frase agrega as abreviações de “você” (cê) e do verbo “estar” (tá). O termo louco também é abreviado para “loco”.)
Manoela pegô as flor do cemitério. (Expressão que indica o erro na pronúncia do verbo “pegou” (pego) e de concordância “as flor”, no lugar de “as flores”.)
Ele pegô leve no discurso. (Expressão utilizada para indicar que o locutor foi agradável (leve) com abreviação do verbo “pegar” na terceira pessoa: “pego” no lugar de “pegou”.)
Força!
-
Galera! já resolvi mais de 30 provas da FGV e percebi, pelo menos nas provas dos últimos 4 anos, que as 3 ou 4 últimas questões são sempre fáceis de resolver!
-
Galera! já resolvi mais de 30 provas da FGV e percebi, pelo menos nas provas dos últimos 4 anos, que as 3 ou 4 últimas questões são sempre fáceis de resolver!
-
GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
A linguagem coloquial compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc.
Quando utilizamos a linguagem coloquial, decerto que não estamos preocupados com as normas gramaticais. Por isso, falamos de maneira rápida, espontânea, descontraída, popular e regional com o intuito de interagir com as pessoas.
Dessa forma, é comum usar gírias, estrangeirismos, abreviar e criar palavras, cometer erros de concordância, os quais não estão de acordo com a norma culta.
FONTE: https://www.todamateria.com.br/linguagem-coloquial/