SóProvas


ID
1764958
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em muitos reinos sudaneses, sobretudo entre os reis e as elites, o islamismo foi bem recebido e conseguiu vários adeptos, tendo chegado à região da savana africana, provavelmente, antes do século XI, trazido pela família árabe-berbere dos Kunta.

      (...) O islamismo possuía alguns preceitos atraentes e aceitáveis pelas concepções religiosas africanas, (...) associava as histórias sagradas às genealogias, acreditava na revelação divina, na existência de um criador e no destino. (...) O escritor árabe Ibn Batuta relatou, no século XIV, que o rei do Mali, numa manhã, comemorou a data islâmica do fim do Ramadã e, à tarde, presenciou um ritual da religião tradicional realizado por trovadores com máscaras de aves."

                   (Regiane Augusto de Mattos, História e cultura afro-brasileira. 2011)

Considerando o trecho e os conhecimentos sobre a história da África, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Quando Maomé morreu em 632 a sua família assumiu o poder através do "Califado legítimo ou perfeito". Em 660 começou a dinastia Omíada, com uma forte expansão para o ocidente apoiado no “djihad”, ou a guerra santa. Em 750 a família Abássida assumiu o poder destronando os Omíadas. O Islamismo respeitava as culturas e religiões locais (conforme o texto). Havia acordos econômicos entre líderes islâmicos com as lideranças locais, atrativos econômicos favoreciam o processo de conversão ao islamismo.

    FERRETO.

    LETRA D