SóProvas


ID
1764964
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o documento a seguir.

“Não estabeleceremos no nosso reino nenhum subsídio ou escudagem (imposto) sem o consentimento comum do nosso reino (...).

Nenhum homem livre será detido, preso ou privado de seus bens (...) ou levado de qualquer maneira (...) salvo em virtude de um julgamento legal por seus pares (...). A ninguém venderemos, recusaremos (...) o direito ou a justiça. Todos os mercadores poderão livre e seguramente sair da Inglaterra, aí vir e morar e aí passar, por terra ou por mar, para comprar e vender (...)

Instituímos e concedemos aos nossos barões a garantia seguinte: eles elegerão 25 barões de reino, que lhes aprouverem, os quais deverão com todo o seu poder, observar, manter e fazer observar a paz e as liberdades que nós concedemos e confirmamos pela presente carta. (...)"

                             (apud Gustavo de Freitas, 900 textos e documentos de História, volume II. 1976)

O trecho refere-se

Alternativas
Comentários
  • Esta é a diferença crucial da monarquia inglesa: a Carta magna, Tal documento foi fundado para limitar o poder do monarca João sem Terra, pois anteriormente, Ricardo coração de leão, rei antecessor, estava preocupado por demasia lutando nas Cruzadas, com isso a falta de um rei gerou altos custos para a Inglaterra, então os barões nobiliárquicos criaram um documento que limitasse as funções régias do próximo governante o qual teve que assinar, tudo agora passava pelo Grande Conselho .

    LETRA B

    APMBB