SóProvas


ID
176518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A produção e a exportação dos produtos agropecuários nacionais
têm-se expandido nos últimos anos, porém essa expansão vem
sentindo os efeitos negativos da crise internacional. A respeito da
produção e da exportação agropecuária brasileira, julgue os itens
a seguir.

A exportação brasileira de café arábica ficou abaixo de um milhão de sacas de 60 kg em dezembro de 2008, segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Café (OIC), mas representa um incremento de cerca de 10% em relação no mesmo mês de 2007.

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se também que 2007 foi um dos melhores anos para o Brasil, não pode o período de dezembro de 2008, 3º mês da crise mundial, ser melhor que em 2007.

  • PANORAMA MUNDIAL
    Segundo a Organização Internacional do Café - OIC - a produção mundial vem oscilando entre 109 milhões e 130 milhões de sacas nos últimos oito anos e, conforme o último relatório, de agosto deste ano, mantém-se a estimativa de 118,2 milhões de sacas para a safra 2007/08 e ajusta-se a produção mundial no ano safra 2008/09 para 131 milhões de sacas. O Brasil lidera o ranking da produção seguido pelo Vietnã e Colômbia, sendo
    que, em conjunto, esses países respondem pela metade da produção mundial. Os maiores consumidores em volume absoluto são Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Japão e França e em conjunto esses países respondem por quase 62% do consumo mundial. O Brasil se destaca no consumo per capita, superando países como os Estados Unidos, Japão e Portugal, mas os maiores consumidores em níveis per capita são os países escandinavos, como Finlândia, Suécia e Noruega, e outros da região norte da Europa Ocidental como Dinamarca, Alemanha e Holanda.

    PANORAMA NACIONAL
    O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Produz e exporta café “Arábica e Robusta”, e o destino das principais exportações de café são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Bélgica, França, Japão e Espanha. A CONAB divulgou em agosto deste ano a terceira estimativa da safra brasileira de 2008, que deverá atingir 45,85 milhões de sacas, das quais 35,27 milhões de Arábica e 10,58 milhões de Robusta. Esta produção será a maior registrada desde 2002, quando o país produziu 48,48 milhões de sacas.

    FONTE: http://www.seab.pr.gov.br/arquivos/File/deral/Prognosticos/cafe_0809.pdf