SóProvas


ID
1765765
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Cercados de objetos por todos os lados

      Nunca possuímos tantas coisas como hoje, mesmo que as utilizemos cada vez menos. As casas em que passamos tão pouco tempo são repletas de objetos. Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração. Temos armários cheios de lençóis; acabamos de descobrir um interesse obsessivo pelo “número de fios”. Temos guarda-roupas com pilhas de sapatos. Temos prateleiras de CDs e salas cheias de jogos eletrônicos e computadores. Temos jardins equipados com carrinhos de mão, tesouras, podões e cortadores de grama. Temos máquinas de remo em que nunca nos exercitamos, mesa de jantar em que não comemos e fornos triplos em que não cozinhamos. São os nossos brinquedos: consolos às pressões incessantes por conseguir o dinheiro para comprá-los, e que, em nossa busca deles nos infantilizam. [...]

      Exatamente como quando as marcas de moda põem seus nomes em roupas infantis, uma cozinha nova de aço inoxidável nos concede o álibi do altruísmo quando a compramos. Sentimo-nos seguros acreditando não se tratar de caprichos, mas de investimento na família. E nossos filhos possuem brinquedos de verdade: caixas e caixas de brinquedos que eles deixam de lado em questão de dias. E, com infâncias cada vez mais curtas, a natureza desses brinquedos também mudou. O Mc Donald’s se tornou o maior distribuidor mundial de brinquedos, quase todos usados, para fazer merchandising de marcas ligadas a filmes. [...]

      Na minha vida, devo admitir que andei fascinado pelo brilho do consumo e ao mesmo tempo enojado e com vergonha de mim mesmo diante do volume do que nós todos consumimos e da atração superficial, mas forte, que a fábrica do querer exerce sobre nós.

                            (Sudjic, Deyan. A linguagem das coisas, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.) 

Entre os elementos citados a seguir, aquele que mais se distancia do usuário, por seu artificialismo é:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre "C" e "D". Marquei letra "D" por entender que a máquina de remo é o item mais distante, ou seja, é o que ele realmente não usa. Questão muito subjetiva para o meu gosto.

    Temos máquinas de remo em que nunca nos exercitamos, mesa de jantar em que não comemos e fornos triplos em que não cozinhamos. 


  • Sapo Vez, por isso mesmo que seria letra C. Máquinas de remo seria o item artificial dentre as alternativas, mesmo que ele não utilize nenhum objeto desses.

    Gabarito: C

  • Entre os elementos citados a seguir, aquele que mais se distancia do usuário, por seu artificialismo é:


    Existe algo mais artificial do que uma MÁQUINA DE REMO????  

    Seria um simulador de caiaque, bote? 

    Resp : C

  • Essa sigla FGV poderia ser substituída facilmente por outra de mesma rima "pêquêpê". Bota subjetividade nisso. Mas vamos seguindo. 

  • Jonas, concordo 100%contigo. Nem todo mundo se distancia de uma máquina de remo por julga-la superficial. O enunciado se baseia numa falsa premissa. Que mancada dessa "bendita" Banca.

  • QUESTÃO FGV É ASSIM GALERA!!!

    Entre os elementos citados a seguir, aquele que mais se distancia do usuário, por seu artificialismo é:

    *   máquinas de remo em que nunca nos exercitamosmesa de jantar em que não comemos.

     você come, só não come na mesa de jantar

  • O difícil dessa questão é que devemos "adivinhar" o que que o cidadão que a criou considera ser supérfluo e artificial.  

  • danzevedo, máquina de remo me parece ser um equipamento de ginástica, para fazer exercício. E não um ... qq coisa relacionado a caíque.

  • não consegui entender ainda essa questão... pra mim, máquinas de remo e mesas de jantar tão no mesmo grupo de coisas que temos mas não utilizamos...

  • Pessoal, vamos pedir o comentário do professor, pelamordedeus.

  • No texto ele diz que NUNCA usou a maquina de remo, logo é algo que está mais longe do que as outras coisas para ELE.

    Você não pode simplesmente achar que uma maquina de remo ou uma TV é o mais artificial, pois o que conta não é a sua opinião, mas sim a informação que é passada no texto.
  • Máquina de remo! 

    Como podemos remar sem que haja água? O artificialismo referido pelo autor da questão é que hoje em dia, podemos remar sem estarmos no lago, lagoa, rio, mar ou piscina, podemos fazê-lo no nosso quarto, por exemplo. 

    O homem extraiu uma atividade da natureza e a levou para dentro dos nossos lares: ARTIFICIALISMO.

    Espero ter ajudado.

  • não se trata de estar mais longe do alcance, e sim que ele tirou uma atividade que era para se fazer num rio, lago etc e esta simulando estar remando dentro da sua casa. se ele tivesse falando de uma esteira ergométrica teria o mesmo sentido pq seria um simulador de caminhada. quando ele fala desse artificial é isso.

  • Banca ridícula!

  • Questão merda sim. Eu errei.  Mas as explicações mais coerentes são da Vitória Moreno e Anderson Almeida. "Artificialismo" porque simula uma atividade que naturalmente não se faz dentro de casa. 

  • Adivinhação, oque o autor da questão considera artificialismo ? pode ser diferentes coisas.

  • bom, entendi que na B "maquinas de remo" reproduzem a sensação de remar por isso artificial.


  • Tchan Tchan tchan tchan... O que é o que é....?  Assim que vejo as questões de interpretação da FGV e do Cesp.

  • Fiquei até com medo de errar a questão por achar que eu estava viajando, mas aí pensei: "pow, tem coisa mais artificial do que você usar uma máquina de remo sem estar de fato remando nas águas? Nossa, ficar dentro de casa, fingindo que está remando... cara, é o fim.."

  • Essa foi bem tranquila. Possível deduzir de várias maneiras. Inclusive pelo fato de uma maquina de remo não ser tão comum, usual e natural. 


  • E os Jardins Equipados ?


  • Acertei a questão, mas achei muito mal formulada. Sim, o remo é o mais artificial, mas podemos dizer que ele se distância mais do usuário do que uma mesa de jantar que nunca é utilizada? E para o usuário que compra e, mesmo que esporadicamente, utiliza o aparelho?

  • As pessoas que usam esporadicamente uma máquina de remo vão errar a questão. Quanta subjetividade aff

  • Máquina de remo é um aparelho que simula um remo, não é um remo propriamente dito

    GAB C

  • A palavra "NUNCA" que vem posteriormente a Remo, dá mais ênfase ao distanciamento, com isso o artificialismo.

  • atificialismo, denota sentido figurado, ou seja, aquilo que não é comum de ser usado no dia a dia.

  • pode ser idiota o que eu vou falar...mas não me aguento....

    se fosse pra minha pessoa...o jardim equipado é mais distante da minha realidade do que uma maquina de remo....

    eu associei a maquina de remo com a remadora de musculação....e como sou pobre...no maximo uma varanda eu tenho... então o jardim equipado é bem mais artificial pra mim....já q nem quintal pra colocar uma muda eu tenho...hahahahahha

    mas eu me coloquei no lugar desse cara q parece ser rico e acertei a questão....rs

  • Viajei legal nessa questão. Interpretei que o artificialismo seria algo que não se usa, então fiquei entre as alternativas C e D. Daí pensei, ora, quem utiliza uma cozinha de aço inoxidável? Utilizamos os itens presentes na cozinha, não a cozinha em si... Como disse, viajei legal. O artigicialismo seria algo que imita a realidade, sem dúvida as máquinas que simulam remos... Errando e aprendendo, vamos lá!
  • Acho que a fundamentação da resposta não é a maquina de remo ser distante da família média, mas sim por ser um aparelho artificial que simula a prática do remo, sendo assim, o que a distancia de seu usuário, o praticante do remo.

  • Queria saber a que usuário e a que artificialismo a pergunta se refere.
    Responder questões de interpretação dessa banca é como jogar dados.

  • Seguindo a lógica da banca e forçando um pouco a barra, os que mais se distanciam do usuário pela artificialidade são as máquinas de remo (aparelho de ginástica que simulam o remo) pois, se formos comparar, não é algo tão próximo da realidade do usuário como as telas de plasma, os jardins equipados, as mesas de jantar e as cozinhas de aço inoxidável. 

     

    Ps: Quem não desanima ao clicar em "comentários do professor" e ver que a questão foi comentada pelo Arenildo e não pelo Alexandre Soares??