SóProvas


ID
1765783
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Cercados de objetos por todos os lados

      Nunca possuímos tantas coisas como hoje, mesmo que as utilizemos cada vez menos. As casas em que passamos tão pouco tempo são repletas de objetos. Temos uma tela de plasma em cada aposento, substituindo televisores de raios catódicos que há apenas cinco anos eram de última geração. Temos armários cheios de lençóis; acabamos de descobrir um interesse obsessivo pelo “número de fios”. Temos guarda-roupas com pilhas de sapatos. Temos prateleiras de CDs e salas cheias de jogos eletrônicos e computadores. Temos jardins equipados com carrinhos de mão, tesouras, podões e cortadores de grama. Temos máquinas de remo em que nunca nos exercitamos, mesa de jantar em que não comemos e fornos triplos em que não cozinhamos. São os nossos brinquedos: consolos às pressões incessantes por conseguir o dinheiro para comprá-los, e que, em nossa busca deles nos infantilizam. [...]

      Exatamente como quando as marcas de moda põem seus nomes em roupas infantis, uma cozinha nova de aço inoxidável nos concede o álibi do altruísmo quando a compramos. Sentimonos seguros acreditando não se tratar de caprichos, mas de investimento na família. E nossos filhos possuem brinquedos de verdade: caixas e caixas de brinquedos que eles deixam de lado em questão de dias. E, com infâncias cada vez mais curtas, a natureza desses brinquedos também mudou. O Mc Donald’s se tornou o maior distribuidor mundial de brinquedos, quase todos usados, para fazer merchandising de marcas ligadas a filmes. [...]

      Na minha vida, devo admitir que andei fascinado pelo brilho do consumo e ao mesmo tempo enojado e com vergonha de mim mesmo diante do volume do que nós todos consumimos e da atração superficial, mas forte, que a fábrica do querer exerce sobre nós.

                            (Sudjic, Deyan. A linguagem das coisas, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.)

A afirmação abaixo que confirma o que o texto 1 entende por consumismo é:

Alternativas
Comentários
  • "A afirmação..."

     "O consumismo define  a relação de quebra entre a ação de comprar e a necessidade do que está sendo adquirido”.

    Gabarito: A.

     

  • Fiquei meia hora nesta questão e respondi por eliminação. Gab: A.

  • A letra A resume bem o pensamento da última frase do texto:

     "Na minha vida, devo admitir que andei fascinado pelo brilho do consumo e ao mesmo tempo enojado e com vergonha de mim mesmo diante do volume do que nós todos consumimos e da atração superficial, mas forte, que a fábrica do querer exerce sobre nós."
  •  iria marcar A mas achei muito obvia pra FGV --' 

  • Em nenhum momento o autor fala em:

    Desequilíbrio psicológico (letra b)

    Empobrecimento por comprar além da capacidade financeira (letra c)

    Equilíbrio doméstico nas relações familiares (letra d)

    Vazio entre querer e (não) poder (letra e)

    O autor se inclui na perspectiva de que tenha todos os itens que cita, pois utiliza a 3ª pessoa do plural (possuímos, passamos, temos, etc.)

    A letra A se apresenta na introdução (Nunca possuímos tantas coisas como hoje, mesmo que as utilizemos cada vez menos) e na conclusão (andei fascinado pelo brilho do consumo e ao mesmo tempo enojado e com vergonha de mim mesmo diante do volume do que nós todos consumimos).


  • Fiquei em duvida entre A e E mas percebi q a pesar do personagem aparentemente ter condição financeira o consumismo ñ se restringe ao  poder de  gastar necessariamente e sim na quebra da necessidade de ter algo , pelo  simples fato da vontade de te-lo .
    estudo = sorte 
      

  • Nem acredito que acertei. FGV é bem complicada.

  • Se parar p viajar demais, erra.

  • É verdade, Alexsandro Cunha. Li o texto atenciosamente, e busquei entender o que o autor quis dizer. Pois mais uma vez, tratou-se de INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Tentei pensar como o autor pensou. 
    Aos poucos vamos pegando a manha.
    Rsrsrs...


    Gabarito (a);

  • Após a FGV eu fiquei burra em português.. pensei assim:

    e)“O consumismo se realiza no vácuo entre o querer e o poder”. (Nouailles) 

    São os nossos brinquedos: consolos às pressões incessantes por conseguir o dinheiro para comprá-los, e que, em nossa busca deles nos infantilizam. [...]  (Se refere ao poder)

    Na minha vida, devo admitir que andei fascinado pelo brilho do consumo e ao mesmo tempo enojado e com vergonha de mim mesmo diante do volume do que nós todos consumimos e da atração superficial, mas forte, que a fábrica do querer exerce sobre nós. (Se refere ao querer)

    a) “O consumismo define a relação de quebra entre a ação de comprar e a necessidade do que está sendo adquirido”. (Brasil Escola, outubro de 2015) . Entre a minha necessidade e ação de comprar a única relação de quebra é o meu  poder aquisitivo rsrs. Aí que tristeza

  • questões normais de interpretação de texto como está realizada pela FGV não tem preço,pro resto só Jesus na causa...

  • Nunca possuímos tantas coisas como hoje, mesmo que as utilizemos cada vez menos. -> tópico frasal do primeiro parágrafo. Ou seja, compramos coisas de que não precisamos, pois não as utilizamos.

     

    “O consumismo define a relação de quebra entre a ação de comprar e a necessidade do que está sendo adquirido” -> o consumo quebra, anula a relação entre a necessidade e aquisição de um .produto. Compramos sem necessidade. Esta é a visão do texto.

    ___________

    “O consumismo é um desequilíbrio psicológico, que leva uma pessoa a valorizar coisas que os outros valorizam”. (Nouailles) -> o texto não fala nada "em valorizar coisas que os outros valorizam". 

     

    “O consumismo provoca o empobrecimento já que o desejo que o sustenta está acima dos limites do bom-senso”. (Patrick Charaudeau) -> fiquei em dúvida, mas acho que há uma extrapolação mesmo, pois o autor não fala em "empobrecimento".

     

     

     

  • Letra A, pois a relação de quebra se refere a compra SEM NECESSIDADE.

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS!