SóProvas


ID
176590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando uma região de membrana celular, que inclui a
bicamada lipídica e as demais biomoléculas que possam estar
interagindo com a mesma, julgue os itens que se seguem.

Os canais iônicos frequentemente encontrados na membrana celular são formados por fosfolipídeos que alteram sua estrutura em resposta a estímulos elétricos.

Alternativas
Comentários
  • Canais iônicos são formados por proteínas integrais da membrana plasmática das células. Por possuírem uma estrutura tridimensional, formam túneis de passagem a determinados íons através da bicamada de lipídios, que compõem a membrana das células. Pela sua carga elétrica, os íons não conseguiriam entrar, nem sair das células, se não existissem os canais iônicos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_i%C3%B4nico

  • Os canais iônicos, como qualquer outro canal de membrana, são formados por PROTEÍNAS de membrana e não fosfolipidios. Questão errada.
  • São formados por proteínas integrais e estão presentes nas membranas plasmáticas das células. Formam poros responsáveis pelas trocas entre o meio extracelular e intracelular, os íons, a água e pequenas moléculas podem atravessar a bicamada lipídica das membranas celulares, graças a estes poros formados por proteínas transmembranares.

     Estes canais são proteínas compostas por várias subunidades (a quantidade pode variar de acordo com o subtipo de canal) dispostas de tal maneira, que se forma um poro central, por onde passam os íons. Os canais iônicos apresentam uma relativa seletividade, sendo assim, existem canais específicos para determinados íons (sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros). A seletividade desses canais depende basicamente do diâmetro do poro e das cargas elétricas presentes no interior do canal, estas cargas são provenientes dos aminoácidos que compõem as subunidades proteicas do canal. 


  • Canais iónicos são proteínas de membrana que formam poros aquosos através da bicamada lipídica, pelos quais passam os iões entre o meio extracelular e intracelular. Ajudam a estabelecer e controlam a diferença de potencial elétrico (gradiente de voltagem) através da membrana da célula, permitindo o fluxo de iões pelo seu gradiente eletroquímico.[1] Estão presentes nas membranas celulares.

  • Os canais iônicos frequentemente encontrados na membrana celular são formados por proteínas transmembranares ou também chamadas de proteínas integrais que alteram sua estrutura em resposta a estímulos elétricos.

    Fonte: Capítulo 10 do livro ALBERTS, et all. Biologia molecular da célula. 6a edição.