SóProvas


ID
1766104
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal

1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)

Os argumentos apresentados no texto 1 mostram, implicitamente, alguns pressupostos; o pressuposto abaixo indicado corretamente é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Em nenhuma das alternativas, exceto a assertiva, podemos perceber esses pressupostos no texto.

    A) No texto diz que não pode ser modificada pelos congressistas. E a Constituição pode ser alterada, através de emendas constitucionais.
    C) Percebe-se totalmente o contrário, pois, por não ser baseada em dados estatísticos e sim por casos isolados, não se deve ser levada em consideração.
    D) Sabemos que existe violência no sistema prisional brasileiro, mas o argumento 4 aborda sobre a vulnerabilidade deles diante da violência nas ruas (e não no sistema prisional), não sendo possível, de acordo com o texto, tirar esta conclusão.
    E) Em nenhum momento fica claro isso no texto, portanto, não se pode afirmar. Inclusive nesse argumento o autor aborda tanto o problema socioeconômico como o racial.

  • Alguém pode comentar o por quê de o sistema prisional ter como objetivo a reinserção do jovem na sociedade? Não consegui enxergar no arqumento isso porque entendi justamente o contrário devido o argumento mencionar que a redução da maior idade não iria contribuir para reinserção do jovem na sociedade, entendendo eu dessa forma, que o sistema prisional não reintegra o jovem na sociedade, nem mesmo com esse jovem ter a idade de 16 anos.

  • Dani, a letra D diz que um dos objetivos do sistema prisional é inserir de volta os presos na sociedade. e o argumento 2 afirma que diminuir a idade penal não iria ajudar nisso...pq levar o jovem para a prisão não iria ajudar ele a voltar para a socidade...e isso é justamente um dos objetivos do sistema prisional.  Foi isso que entendi.

  • Gabarito B: O argumento 2 não negou a função do sistema prisional de reinserir o preso na sociedade, apenas disse que inserir jovens de 16 anos lá não irá ocorrer a reinserção destes jovens na sociedade. Parece mais uma questão de raciocínio lógico onde a Banca brinca com a nossa compreensão subconsciente, pois no fundo todo mundo sabe que o sistema prisional brasileiro não ressocializa ninguém serve mais de castigo, já que a pena de morte só ocorre em caso de guerra.

  • 2-  A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade, pois se pressupõe que este não cumpre a função ao qual se destina. 

    No meu entendimento, esse seria o pressuposto argumentativo, diferentemente do que trouxe o gabarito... Vai entender
  • Gabarito B)

    O jeito é entender como a banca pensa e não necessariamente a nossa opinião!

  • "Implicitamente" - chave da questão, aliado a uma boa leitura!

  • No argumento 4, ao se fazer a seguinte afirmação:

    "Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência."

    Isso dá margem para entender que reduzir a maioridade penal não irá proteger o jovem; mas não irá protegê-lo contra o quê? Contra obviamente (a violência do) o sistema carcerário, já que uma vez reduzida a maioridade ele poderá ir preso. Isso também está implicito.

  • Não consegui entender porque a opção B é a correta. Se o objetivo do sistema prisional é procurar reinserir o preso na sociedade, porque a inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade? O sistema prisional só reinsere presos maiores de 18 anos? Realmente não consegui alcançar o entendimento desta questão. HELP!!!! 

  • Milene, você mesma está partindo do pressuposto que "o objetivo do sistema prisional é procurar reinserir o preso na sociedade"..

    Quem disse que é esse o objetivo do sistema prisional? Isso não é uma verdade absoluta.

    O sistema prisional pode ter outros objetivos, como "afastar pessoas que não sabem conviver pacificamente do restante da sociedade" ou "punir a pessoa que cometeu um crime".

    "Reinserir o preso na sociedade" é apenas uma das abordagens possíveis..do tipo humanista. Tem países que não ligam para isso.

    Por isso é essa a assertiva que vem com o pressuposto embutido.

  •  a) pressuposto do argumento 1 – A Constituição Federal não deve e não pode ser alterada; ESTÁ EXPLÍCITO

     b)pressuposto do argumento 2 – Um dos objetivos do sistema prisional é procurar reinserir o preso na sociedade;PROCURAM reinserir o preso/criminoso na sociedade. Seja de menor ou de maior. Porém ao mandar o jovem para a cadeia, essa chance diminui. Não iria ajudar o jovem, apesar de esse ser um objetivo do sistema prisional. O jovem teria mais chance com outros programas.

     c)pressuposto do argumento 3 – Argumentativamente falando, os casos isolados são mais eficientes que dados estatísticos;ESTATÍSTICAS>CASOS ISOLADOS

     d)pressuposto do argumento 4 – A violência faz parte do cotidiano do sistema prisional brasileiro; FALA EM DIMINUIR a VULNERABILIDADE dos jovens diante da violência que eles convivem no dia-a-dia e que está sempre com portas abertas para recebê-los. Ela faz parte do cotidiano dos jovens que ingressam no crime, e não da prisão (isso é oq está implícito)

     e)pressuposto do argumento 5 – O preconceito socioeconômico é mais forte que o racial.NÃO COLOCOU NENHUM MAIOR QUE O OUTRO.

  • Pra pessoa marcar a letra B na prova ela tem que interpretar tudo ao contrário. Será que os gabaritos daqui são todos definitivos ou podem ser os prelimirares? E ainda tem gente que tenta explicar! 

  • Eu também não entendi esta questão. Para mim está EXPLÍCITO no argumento 2 a reinserção ser um dos objetivos do sistema prisional, visto que o autor diz "Não iria contribuir para a sua reinserção na sociedade". Ou seja, um dos objetivos dos sitema prisional é procurar reinserir o preso na sociedade. Para mim está perfeita. Não entendi.

  •  O fato de a alternativa A estar errada, invalida a resposta dada como certa na questão 2, que foi amplamente discutida aqui no site. Isso só comprova o erro deles. Infelizmente, temos que passar por cima, mas vale ficar sabendo para não aprender errado!

  • Só não marquei a letra a porque o argumento diz apenas que a CF não pode ser alterada, mas nada diz sobre poder ser modificada.

    1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
    a) pressuposto do argumento 1 – A Constituição Federal não deve e não pode ser alterada;

  • Lendo os comentários, percebi que que acaba gerando dúvida nos colegas candidatos é que a banca ( deliberadamente, para causar dúvida, e levar os candidatos ao erro) juntou duas ideias em uma só: Primeiramente o texto apresentado da UOL defende o argumento de que a redução da maioridade penal não é correta porque não iria contribuir para sua reinserção na sociedade. Depois, em suas alternativas a FGV fala na alternartiva B que "Um dos objetivos do sistema prisional é procurar reinserir o preso na sociedade;" . Isso é verdade, supostamente o objetivo do sistema prisional é reinserir os presos na sociedade. São duas coisas : 1) prender menores de idade não funcionaria como reinserção dele na sociedade. 2) objetivo do sistema prisional é reinserir os presos na sociedade. Ao contrário das outra alternativas, a letra B é a única que apresenta corretamente o pressuposto do texto; 

    Espero que tenha ficado claro e ter ajudado. 

  • Meu Deus, o pior de tudo é o comentário do professor tentando justificar o gabarito. Todo perdido, visivelmente confuso, tsc,tsc,tsc.

  • I M P L I C I T A M E N T E 

    gab: B

  • Gabarito: Letra B A questão fala de pressuposto de validade, então pouco importa se negativa ou afirmativa em relação a reinserir ou não o preso na sociedade, o que importa é a validade do argumento. Então, para quem parte do pressuposto de que a cadeia deve ser punitiva e deixar máculas no indíviduo, o argumento de reinserir ou não na sociedade perde completamente o sentido.
  • gabarito B.

    implícito é para interpretar, e pode ter várias interpretações..uma delas pode sim ser o gabarito

    (B) pressuposto do argumento 2 – Um dos objetivos do sistema prisional é procurar reinserir o preso na sociedade;

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS!

  • Concordo com a opinião do juliano e do ricardo, o sistema prisional apenas piora a situação do indivíduo,

    fazendo o detento sair pior de lá de dentro do que quando entrou!