SóProvas


ID
1766128
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Argumentos contra a redução da maioridade penal

1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.
2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.
3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.
4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.
5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)

Texto 2 – Argumentos a favor da redução da maioridade penal

1. A mudança da Constituição de 1988 não seria ilegal, uma vez que a nova lei apenas colocaria novas regras.
2. A impunidade gera mais violência. Os jovens, atualmente, têm consciência de que não podem ser presos e punidos como
adultos. Por isso, continuam a cometer crimes.
3. A redução da maioridade penal iria proteger os jovens do aliciamento feito pelo crime organizado, que tem recrutado menores de 18 anos para atividades, sobretudo, relacionadas ao tráfico de drogas.
4. O Brasil precisa alinhar a sua legislação à de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde, na maioria dos estados, adolescentes acima de 12 anos de idade podem ser submetidos a processos judiciais da mesma forma que adultos.
5. A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal. Em 2013, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida.

(Uol-Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)

“5. A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal. Em 2013, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida".

Esse argumento do texto 2 parte de um pressuposto, que é:

Alternativas
Comentários
  • Uai. O argumento claramente parte do princípio que a pesquisa é verdadeira (ou confiável), não? 

    Alguém me ajuda ae?

  • Discordo desse gabarito, pois o pressuposto deve ser o mais genérico possível, a alternativa C se aplica somente em caso de "maioria absoluta, ou maioria esmagadora". Se em vez de 92,7% fosse algo abaixo dos 75% é muito discutível.


    Só pegar o caso das Eleições de 2014, a Dilma se elegeu com 51,64%, dai eu pergunto? "A maioria está sempre com a razão?"

    Essa questão pra mim, não tem gabarito correto.
  • COMO ASSIM a maioria tem sempre razão????????????? sério mesmo que isso é o gabarito? plmds é subjetivo demais!

  • Pessoal, cuidado!

    Dizer que tal argumento tem como pressuposto: "A maioria está sempre com a razão", não quer dizer que este pressuposto é verdadeiro!

    Aliás, atacar o pressuposto do argumento é uma forma de vc comprovar que o argumento utilizado é falso. Por exemplo, se em alguma discussão de facebook (rs) alguém falar: "A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal.", vc pode contestar: "Mas não é pq a maioria pensa isto, que é a verdade!". Vc irá estar mostrando que o pressuposto dela é falso.

  • Revendo a questão, realmente compreendo que ela causa confusão. 

    Como o colega falou abaixo: a maioria votou na Dilma; ou em um exemplo mais universal, a maioria escolheu crucificar Jesus ao invés de Barrabás.

    Racionalmente, a maioria nem sempre terá razão! O que não se pode esquecer é que esse texto foi colocado por alguém que defende a ideia da redução da maioridade penal. Ele não iria colocar essa ideia à toa (tanto que deixou por último).

    Então, para não errar essa questão, seria preciso se colocar no lugar do defensor dessa ideia. "Por que ele colocou esse argumento?" Ele usou o argumento porque para ele o que vale é a opinião da maioria.

  • Leandro Vieira, eu concordo contigo. Mas, ao citar uma pesquisa realizada por uma Confederação ele puxa o crédito da instituição para dar força ao argumento.

    Você não diz, por exemplo: a maioria das pessoas diz que vitamina C previne gripe.

    Você diz: médicos recomendam vitamina C para prevenção de gripe.

    Acredito, no meu ponto de vista, que a credibilidade está na fonte da informação.

  • A FGV é equerdista em alto grau.  Que banca ridícula! Deus nos livre! 

  • Queria conhecer essas mais de 400 pessoas que acertaram essa questão.... Por que esse gabarito ta de brincadeira viu. #FGVsendoelamsm

  • Galera, é o seguinte: 

    Texto de interpretação e não de compreensão. 

    Qual a intenção do texto em expressa que a maioria dos brasileiros são a favor de tal medida (lembrando que o texto trata-se de argumentos favoráveis pra se tomar uma medida)? 

     

     

    a) as pesquisas indicam sempre verdades?

     

    b) os brasileiros formam uma população culta e atualizada?

     

    c) a maioria está sempre com a razão?

     

    d) as pesquisas são bem formuladas e merecem crédito?

     

    e) as Confederações profissionais merecem credibilidade?

     

     

     

     

      

     

  • "A maioria está sempre com a razão."

    A generalização foi o que me fez descartar essa alternativa e marcar a letra E... essa banca vai me quebrar lindamente, pqp.

  • Gabarito C.


    Pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita, mas que pode ser percebida a partir de certas palavras ou expressões utilizadas. Quanto a utilização de pressupostos, eles devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois eles que construirão informações explícitas.

    http://www.significados.com.br/pressuposto/



    Vamos ter que prestar muita atenção ao enunciado da questão.. Esse argumento do texto 2 parte de um pressuposto, que é:

    maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal. Em 2013, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida".


    Se um pressuposto é sempre verdadeiro, então podemos dizer que a maioria está sempre com razão. 

  • Banca de Marte só pode! Mais que ET

  • Fiquei entre C e E... Marquei E..... #*"!!!....

  • Quanto mais eu faço questões da FGV menos eu estou acertando. Quando eu acho que peguei o jeito... pah!  #NaoTaFacil 

  • Marquei C, porque é um pressuposto, não quer dizer que aquilo é verdade absoluta. A questão pediu o pressuposto, ou seja, o que podemos tirar daquele argumento, uma suposição. Bom, não consigo explicar exatamente como entendi, mas os espíritos me disseram que essa era a correta. 

  • Eu marquei a alternatica c pelo seguinte:

    A primeira coisa que temos que lembrar é que se trata de um argumento que está ali pra te convencer..

    Seria o mesmo que você se perguntar: por que o autor acha que vai me convencer a ser a favor da redução pelo fato de 92% da populaçao ser a favor?

    Possíveis resposta: 

    Porque as pesquisas sempre dizem a verdade... ( o fato dela ser verdadeira não te faz concordar)
    Porque a maioria tem sempre razão
    Porque as pesquisas são bem formuladas ( mesma coisa... o fato dela ser bem formula não é o que te faz concordar)

    Nós tendemos sempre a ir com a maioria...É esse pressuposto que nos seduz

  • essa fgv é maluca

  • A resposta ideal para a letra c estar mais correta ao meu ver seria : a opinião da maioria sempre é algo importante ao se refletir sobre determinado assunto, mas tinha marcado o item E.

  • Muito bom o comentario do Leandro Vieira... eu errei tmb essa questao; porem, depois a reli e vi que a C é a mais certa

     

    nao desisto

  • Colegas, 

     

    No enunciado o examinador diz ``Esse argumento do texto 2 parte de um pressuposto, que é``.  Ao falar que o ``texto 2 parte`` ele quer saber o pressuposto INICIAL, ou seja, o primeiro pressuposto que é tido na frase, e de fato a letra "c" é a que mais se enquadra, pois a primeira afirmação da frase é "A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal.​"

    Ja as alternativas "a", "d" e "e" referem-se ao segundo período "Em 2013, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida" que são pressuposto POSTERIORES

  • Mais uma vez a FGV copiar o método sutil  do CESPE de fraudar e direcionar concursos. Se todo pressuposto é necessáriamente verdadeiro, o argumento "as pesquisas indicam sempre verdade" dispara a informação "Em 2013, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida". A FGV ou CESPE não são absolutos. Eles fazem esse tipo de "brincadeira" com o candidato estudiodo porque sabem que a grande maioria não tem dinheiro para questioná-los na "justiça". Além disso, questões de concurso devem ser objetivas e não subjetivas conforme diz a constituição. Somos os donos do CESPE e da FGV e temos que exigir respeito e lisura nas questões. Candidato de concurso não estuda para participar da "pegadinha do Faustão".  VAMOS ESPALHAR ESSA IDÉIA E NÃO FICAR APENAS DIZENDO AMÉM A TUDO O QUE AS BANCAS DIZEM.

  • Mas ele fala que a maioiria estão SEMPRE com a razão. SEMPRE? o pressuposto no qual a pesquisa se baseou não informa isso. SEMPRE!!!

     

  • Aposto que o serumaninho que elabora esse tipo de questão fica rindo da nossa cara depois! Só pode ... uixxx

  • Questão fácil demais!

    hehehe

  • Tão fácil que errei
    (nunca mais reclamo do cespe)

  • Questão totalmente abstrata, e impossível no plano lógico.

    Saudades cespe...

  • Colegas, 

    As alternativas mencionam PESQUISAS, no trecho só fala de UMA pesquisa.

    A letra e fala CONFEDERAÇÕES no plural, mas o texto só menciona a confederação do transporte.

    A letra b não tem nada a ver.. Não tem nada de culto no texto.

    Só sobrou a letra c mesmo.

    É isso.

  • Em resumo, TUDO que aprendemos em compreensão textual, como por exemplo: desconfiar de palavras restritivas... deve ser desconsiderado. 

    Amém FGV

  • Barbaridade..........que banca é essa?????

  • E a maioria que dizia que a Alemanha passaria na primeira fase da Copa???

     

  • Que? kkkkkkkkkkkkkkk 

  • Misericórdia !
  • hahahahahahaahaha

  • hahahahahahahahaaaaaaaaaaa....nem sempre a maioria tem razão

     

  • não necessariamente há um único argumento. por isso há duas respostas certas. Parem de querer justificar merdas feitas por bancas.
  • a foto do Alan Barra define bem quem acha que ia acertar e acabou errando kkk

  • Essa vai para quem não marcou por causa do "sempre"

  • ''Só sobrou a letra c mesmo.''...Irmãs concursadas, a letra c é uma extrapolação absurda, ela não ''sobrou''!

  • Questão sem noção.

  • para alguém usar como argumento que a maioria é a favor da diminuição da maioridade penal, parte do pressuposto que a maioria está sempre com a razão, senão não tem sentido usar esse argumento.

  • É verdade, a maioria está com a razão. Prova disso é o elemento que colocaram na presidência