-
PQP a FGV destrói o candidato em duas alternativas. Ô BANCA!
Para Vinicius Araújo (2002), a governabilidade “refere-se às próprias condições substantivas/materiais de exercício do poder e legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas de sua postura diante da sociedade civil e do mercado”. Portanto, legitimidade está relacionada com governabilidade, visto que se os governos não forem legitimados não haverá condições necessárias para governar.
Governança pública, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Segundo Bresser-Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”.
-
Achei coerente "Governança e governabilidade são conceitos distintos que refletem as escolhas de modelo feitas pela sociedade.", mas... é a Banca quem manda.
-
Alguém sabe explicar por que o item 3 está errado? Eu sei que é devido ao "feitas pela sociedade", mas queria entender o fundamento disso...
-
Distinção entre Governabilidade e Governança
No entanto, o autor do PDRAE, Bresser Pereira, faz uma distinção bem clara entre a governabilidade e a governança em uma de suas obras, na qual tece comentários sobre este plano, as suas raízes e orientações teóricas e o trabalho que executou diante do extinto MARE.
Nesta ele diz de maneira textual: "A governabilidade e a governança são conceitos mal definidos, frequentemente confundidos. Para mim, governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade; governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas". (Bresser Pereira, 1998: 33).
É possível inferir, também, que para Bresser Pereira o traço distintivo entre a governabilidade e a governança é o seu caráter intrínseco, ou seja, a sua ligação orgânica com o conteúdo da ação estatal (aspecto substantivo/material) ou com a sua forma (aspecto adjetivo/instrumental).
Fonte: Heron Lemos – Estudo Dirigido para UFC – Volume 01
-
Governança e governabilidade são conceitos distintos que refletem as escolhas de modelo (não são modelos "escolhíveis") feitas pela sociedade.
Não escolhemos entre esses dois modelos. São conceitos relacionados à legitimidade / capacidade / e ferramentas disponíveis para governar. Não é algo que a gente escolha, mas sim que que fiscalize / acompanhe / avalie.
-
Em 16/10/20 às 08:55, você respondeu a opção B. Você errou!
Em 27/09/20 às 22:30, você respondeu a opção B. Você errou!
Não sei mais o que faço!
-
Em relação ao último item: a sociedade não escolhe esse modelo. São conceitos que existem por si mesmos. O erro da assertiva está em dizer que a sociedade escolhe tais modelos, o que é inverídico. O que resta a sociedade é acompanhar, fiscalizar e cobrar a implementação de políticas públicas no que se refere a governança, por exemplo.
LETRA C
-
O erro da última está em dizer que *a sociedade escolhe tal modelo*