SóProvas


ID
176662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que não é portador de nenhuma doença
prévia e que, historicamente, apresentava baixa ingestão
regular de carboidratos se mantém por vários dias com
ingestão frequente de glicose em quantidade muito superior à
demanda diária de seu organismo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos
itens acerca dos aspectos metabólicos e de regulação.

Caso haja diminuição da concentração de oxaloacetato nos hepatócitos desse indivíduo, o aumento da concentração de acetil-coenzima A induzirá a utilização de parte do piruvato como precursor da síntese de oxaloacetato.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de Krebs gera precursores e produtos como dióxido de carbono e metabólitos, como citrato e glutamina. Há, portanto, uma perda contínua de esqueletos de carbono, perda essa que obviamente precisa ser reposta.

    A síntese de oxaloacetato é a etapa de inserção de novas moléculas no ciclo de Krebs.

    Os principais substratos utilizados na reposição dos intermediários do ciclo de Krebs como o oxalacetato)  são o piruvato e aminoácidos como aspartato, asparagina e glutamato.

     

  • Gliconeogênese é o processo através do quail precursores como lactato, piruvato, glicerol e aminoácidos são convertidos em glicose. Durante o jejum ou a baixa ingestão de carboidratos, toda a glicose deve ser sintetizada a partir desses precursores não-glicídicos. A maioria dos precursores deve entrar no Ciclo de Krebs em algum ponto para ser convertida em oxaloacetato. Nos organismos aeróbicos, a glicose e outros tipos de açúcares, ácidos graxos e a maioria dos aminoácidos são oxidados, em última instância, a CO2 e H2O por meio do ciclo de Krebs. No entanto, antes que possam entrar no ciclo, os esqueletos carbônicos dos açúcares e ácidos graxos precisam ser quebrados até o grupo acetil do acetil-CoA, a forma na pela qual este ciclo recebe a maior parte de sua energia. 

     Alternativa correta: Certo.