SóProvas


ID
1767130
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
CGM - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cada desenho organizacional tem uma implicação no comportamento e no desempenho das empresas. Com relação às estruturas orgânicas, pode-se afirmar que as organizações fazem o seguinte tipo de escolha:

Alternativas
Comentários
  • As questões dessa prova estavam um tanto nebulosas. Ave. 

    A Estrutura se Adapta à Tecnologia

    Tecnologia inclui o conhecimento, as técnicas, as ferramentas e as atividades utilizadas pela organização para entregar produtos e serviços ao mercado. A tecnologia também afeta o tipo de estrutura mais adequado a uma organização.

    De acordo com pesquisas, em organizações que têm a produção em massa (tecnologia de produção em grande quantidade e especificações semelhantes), o modelo mecanicista tem sido o mais adequado.

    Já as empresas que contam com a produção por unidade (tecnologia de produção em pequenas quantidades para atender uma clientela específica) e com a produção por processo contínuo (tecnologia de produção em que todo o processo é automatizado e nunca é parado) adaptam-se melhor a estruturas orgânicas.

    4.16.4. A Estrutura Segue o Tamanho

    O tamanho da organização afeta, naturalmente, a sua estrutura. O aumento do tamanho de uma empresa normalmente leva a uma maior delegação e descentralização, pois é impossível administrar uma grande empresa somente pela cúpula.

    Outra faceta do crescimento é o aumento da formalização (uso de normas e regulamentos), pois as organizações necessitam controlar os processos que foram descentralizados de alguma forma.

    Outros aspectos que normalmente são influenciados quando uma organização cresce são: aumento do número de níveis hierárquicos, aumento do número de departamentos (diferenciação horizontal), aumento do controle e ampliação da importância do planejamento na administração da empresa.


    FONTE: RENNÓ (2013)

  • GABARITO: letra C

     

    "As estruturas orgânicas estão mais associadas com a frequente adoção de inovações. Uma estrutura orgânica se caracteriza por uma comunicação lateral frequente entre indivíduos e subunidades, descentralização do controle e liderança, um amplo e alto grau de redes e interações entre pessoas e unidades, sendo nestes itens um contraponto ao modelo mecanicista (BURNS e STALKER, 1961). O sucesso na introdução de inovações também melhor se associa com as estruturas orgânicas (AIKEN e HAGE, 1971).

     

    Wilson (1966), Zaltman, Duncan e Holbek (1973) sugerem que a aplicação de estruturas orgânicas caberia melhor ao processo de adoção de uma inovação, face as demandas por uma atividade criativa, enquanto que na implementação, devido à importância da institucionalização e por conseqüência a construção de uma rotina burocrática, seria mais conveniente a adoção de uma estrutura burocrática.

     

    Conforme já apontado por Wilson (ibid.), Zaltman, Duncan e Holbek (ibid.), é necessário que se desenvolvam contextos apropriados em diferentes fases do processo de inovação, uma que apoie a etapa criativa ou da decisão de adotar e uma segunda que se refere a sistematização ou implementação. Nonaka e Takeuchi propõem um modelo em que se verifica a síntese entre estes dois contextos. [...]

     

    [...] O segundo contexto que se apresenta é o da criação representado pelas forças tarefa. A força tarefa representaria um mecanismo de coordenação organizacional para a criação de conhecimento sob a forma de um novo produto, sistemas ou conceitos. Representa um contraponto à estrutura burocrática, em ambientes turbulentos, na medida em que é caracterizada como flexível, adaptável, dinâmica e participativa. A força tarefa é institucionalizada sob a forma de grupos ou equipes, cujo trabalho é de natureza intensiva e temporária."

     

    (Fonte: A Inovação na Empresa: Processos e Estratégias  Fábio Osiro, Edson Pinheiro de Lima, Selma Loch, Pedro Paulo de Andrade Júnior – 1999)

    (Link  http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1999_a0274.pdf)

  • MODELO MECANICISTA:

      - Possui uma cadeia de comando ampla, ou seja: especifica a linha que vai do topo até o último nível da hierarquia, mostrando quem responde a quem (característica do item ''a''). A autoridade está centralizada, ou seja, as decisões são tomadas no topo da estrutura (característica do item ''b''). Trata-se de uma forma burocrática, ou seja: linear, um modelo que tende internalizar as normas, deixando-as inflexíveis (característica do item ''d''). 

     

     

     

    MODELO ORGÂNICO:

      - Trata-se de uma estrutura simples; descentralizada; adhocrática, ou seja: possui equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares; adaptativa, ou seja: estão mais associadas com a frequente adoção de inovações; amplitude de comando maior; pouca divisão de trabalho e possoem mais meios pessoais de coordenação.

     

     

     

    GABARITO ''C''