GABARITO: letra C
"1. Isomorfismo Mimético – Ocorre quando a incerteza permeia o ambiente ou quando os objetivos organizacionais não estão bem claros.
Nesse caso, a organização tende a se modelar em outra para se manter legitimada. Ou seja, seguir o líder parece ser a estratégia que a organização adota. Assim, fundamenta-se na adoção, por uma determinada organização, de procedimentos e arranjos já implementados por outras de seu ambiente específico.
2. Isomorfismo Normativo – Acontece quando se tem uma demarcação de condições, métodos e práticas comuns ao exercício de uma ocupação, definidas por meio de um compartilhamento de normas e conhecimentos com outros indivíduos, gerando uma similaridade entre diferentes organizações. Nesse caso, quanto mais similares forem as atividades entre as organizações em um mesmo ambiente e maior for a interação entre profissionais da mesma atividade, mais isomorfismo normativo se terá. Uma forma frequente desse isomorfismo é a profissionalização, sendo o sistema de ensino, em especial as universidades, veículos privilegiados que estabelecem o conjunto de normas, regulamentos e práticas comuns a uma determinada profissão.
3. Isomorfismo Coercitivo – Ocorre por meio de ações impostas pelo Estado ou por crenças simplesmente impostas pelo esquema interpretativo operante no ambiente. Resulta de pressões formais e/ou informais exercidas por uma organização sobre outra em condição de dependência. Implica a adoção “forçada” de formas pelas quais os processos da organização consolidam sua legitimidade institucional no ambiente. Um exemplo claro é quando a subsidiária é obrigada a adotar medidas que sejam adequadas às políticas da matriz."
(Fonte: O Isomorfismo entre Executivos nas Maiores Empresas Brasileiras ⇨ Lilian Bambirra Assis, Juliana Oliveira Andrade, Antônio Carvalho Neto, Betânia Tanure, Alexandre Carrieri – 2010)
(Link ⇨ http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v3n1/v3n1a10.pdf )
Primeira vez que vejo uma banca cobrar conceitos de Isomorfismo.
Isomorfismo é conceito dado por Porter para determinar o comportamento das empresas no ambiente competitivo. Mas, interpretando o significado dos radicais que formam a palavra dá pra acertar.
Entao bora la:
ISO (igual) MORFISMO(forma)= isso a gente já sabe porque o enunciado ja definiu em assemelham-se umas às outras ao longo do tempo, a questão agora é saber qual tipo de isomorfismo se trata, sabemos que é normativo por esta parte: passam a adotar as mesmas normas e valores.