Os Tipos de Atores
Como são considerados atores todos aqueles que desempenhem algum papel direto ou indireto na área das políticas, é necessário dividir em grupos todos aqueles possuem características similares, para assim ser mais efetiva a facilidade no reconhecimento dos modos de ação, elaboração e operação no mundo das arenas políticas.
O fato de atores aparecerem em uma mesma categoria não significa necessariamente que ambos tenham os mesmos comportamentos e objetivos. Um mesmo ator pode ter diferentes interesses em diferente situações e fases do processo de elaboração de uma política pública, bem como atores de uma mesma categoria podem ter interesses completamente divergentes.
1.1. Atores Individuais ou Coletivos
A primeira maneira de diferenciar tipos de atores é dividi-los entre individuais ou coletivos. São chamados de atores individuais, aqueles indivíduos que agem intencionalmente em uma arena política. Atores coletivos são organizações e grupos que também agem intencionalmente em uma arena política.
É importante fazer a distinção entre atores que agem com intenção nas políticas e os grupos não coordenados, que embora possam se juntar em grupos coordenados sendo assim considerados atores coletivos, seus membros individualmente não são considerados atores.
Exemplos de Grupos não Coordenados
Banhistas de uma praia
Opinião Pública
Comunidade Internacional
Exemplos de Atores Coletivos
Associação de Banhistas
Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística
ONU
1.2. Atores Governamentais e Não Governamentais
Outra maneira de se diferenciar atores é dividindo eles entre governamentais e não governamentais. Entende-se como governamentais todos aqueles que tenham suas atribuições criadas e definidas pelo poder estatal, e não governamentais as instituições e organizações particulares.
Atores Governamentais
Políticos
Designados Politicamente
Burocratas
Juízes
Atores Não Governamentais
Grupos de Interesse
Partidos Políticos
Meios de Comunicação
Think Tanks
Destinatários das Políticas Públicas
Organizações do segundo e terceiro setor
OutrosStakeholders
1.3. Political Nexus Triad
Segundo o modelo analítico Political Nexus Triad criados por Moon e Ingraham (1998) para estudar reformas administrativas, podemos classificar os atores das políticas em três grandes grupos: políticos (Eleitos e seus designados politicamente), burocratas (selecionados via concurso público) e sociedade civil (externos à administração pública).
Atores Governamentais e Não Governamentais
Entende-se como governamentais todos aqueles que tenham suas atribuições criadas e definidas pelo poder estatal, e não governamentais as instituições e organizações particulares.
Atores Governamentais MINEMÔNICO ( PDJB )
Políticos
Designados Politicamente
Juízes
Burocratas
Atores Não Governamentais ( TODOS OS DEMAIS )
Grupos de Interesse
Partidos Políticos
Meios de Comunicação
Think Tanks
Destinatários das Políticas Públicas
Organizações do segundo e terceiro setor
OutrosStakeholders
GABARITO: LETRA (A)
FONTE: http://georgelucasgoulart.blogspot.com.br/2016/03/os-atores-em-politicas-publicas.html