SóProvas


ID
176767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A seleção artificial de genótipos vem sendo utilizada há
séculos. Apesar de ser uma técnica que produz resultados com
relativa lentidão, é, ainda, a base do melhoramento genético
animal e vegetal. O sequenciamento de genomas, como o do
Bos taurus (boi doméstico), é hoje uma técnica bastante
difundida. Em abril de 2009, foi publicado o genoma completo do
boi, com participação de pesquisadores brasileiros. Espera-se que
esse conhecimento possa auxiliar na aceleração do melhoramento
genético dessa espécie - por exemplo, na produção de carne e
leite com qualidades desejáveis pelo homem. Com relação a esse
assunto, julgue os itens de 108 a 115.

Produtos comercializados sem sementes em decorrência de poliploidia são exemplos de que a seleção artificial vem sendo aplicada pelo homem há séculos.

Alternativas
Comentários
  • Errada. Poliploidia é uma mutação no qual um organismo tem conjuntos extra de cromossomas nas suas células. Os produtos sem sementes são obtidos por poliploidia. O erro da questão está em dizer que essa seleção artificial vem sendo aplicada há séculos, sendo que é extremamente recente.
  • A questão não está errada em afirmar que a seleção artificial vem sendo aplicada a seculos porque isto é VERDADE! Basta obsevar a varabilidade de milho selvagem: há poucas sementes por espiga, estas são desordenadas e pequenas. Durante muito tempo, ao longo de seculos, o homem selecionou artificialmente as espigas com caracteristicas favoráveis. Daí temos hoje o milho qe vc conhece! (idem para o arroz e outros cereais)
    As frutas sem sementes são obtidas com o abortamento dos óvulos, isto é, antes do desenvolvimento das sementes (embriões) as plantas são estimuladas por hormonios da propria planta a maturarem. Por isso elas não apresentam sementes!
    A poliploidia também pode obter frutas sem sementes, como é o caso da melancia sem semente.
    Um bom exemplo de uma fruta que NATURALMENTE não tem semente é a banana. Ao contrário do que muitos imaginam, aqueles minúsculos pontos pretos presentes no interior da banana não são suas sementes, mas sim, apenas óvulos não fecundados. Vale ressaltar que ela é um fruto partenocárpico, ou seja, seu ovário amadurece bem antes do óvulo poder ser fecundado, portanto, as bananas que conhecemos, aquelas comestíveis, não possuem sementes.

    Bons estudos a todos





  • Produtos comercializados sem sementes em decorrência de poliploidia são exemplos de que a seleção artificial vem sendo aplicada pelo homem há séculos.

    Pelo que eu me lembro, frutas sem sementes surgiram recentemente.

  • Há séculos não existia comércio, contudo já existia seleção artificial para subsistência. A seleção levou ao excedente de produção e ao surgimento do comércio.