Os dois tipos de métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo são: a tutoria e o aconselhamento.
1. Tutoria: na qual funcionários que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização recebem assistência e advocacia de executivos da cúpula. A progressão na carreira requer que tenham o favorecimento de grupos dominantes da organização que definem os objetivos corporativos, prioridades e padrões.
2. Aconselhamento de funcionários: o gerente proporciona aconselhamento no sentido de assistir funcionários no desempenho de seu cargo. O aconselhamento se aproxima da abordagem de tutoria, mas difere em um aspecto. O aconselhamento ocorre quando surge algum problema de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina. Quando o funcionário apresenta um comportamento inconsistente com o ambiente de trabalho (ausências, atrasos, irritação, insubordinação) ou é incapaz de desempenhar o cargo satisfatoriamente, o gerente deve intervir. Porém, antes que ocorra a intervenção, é imperativo que o gerente identifique claramente o problema. Se o problema de desempenho está relacionado com a capacidade do funcionário, o esforço gerencial passa a ser o de facilitador de treinamento ou de desenvolvimento. O processo de aconselhamento de funcionários exige do gerente grande habilidade de ouvir e de persuadir.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdS4AD/desenvolvimento-organizacional-ii?part=2
Alternativa A. Errado. Alternativa formulada a partir da distinção dos conceitos de treinamento e desenvolvimento. Dentre esses conceitos, o treinamento é orientado para o presente, enquanto o desenvolvimento é orientado para o futuro.
Alternativa B. Errado. O treinamento que possui o propósito de aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos. O desenvolvimento, por outro lado, tem uma orientação para carreira e não se relaciona, portanto, com o cargo atual necessariamente.
Alternativa C. Certo. Os métodos de treinamento e desenvolvimento fora do cargo são aqueles que são realizados de maneira “fora da prática”. A tutoria e o aconselhamento são métodos nos quais um mentor/tutor orienta o indivíduo sobre diversos assuntos relacionados a sua carreira. Os métodos no cargo (na prática) caracterizam-se pela execução de alguma atividade pelo treinando. São exemplos de métodos no cargo: rotação de cargos, posição de assessoria, atribuição em comissões, aprendizagem prática.
Alternativa D. Errado. A alternativa mistura as características do conhecimento explícito com o conhecimento implícito. O conhecimento explícito é aquele que está visível na organização. Consta, por exemplo, nos manuais, nas rotinas, nos planos da organização. O conhecimento implícito, por outro lado, é o conhecimento que não está visível e consta apenas de maneira intrínseca nos membros da organização.
Alternativa E. Errado. A atribuição em comissões é um exemplo de método de desenvolvimento no cargo, na prática. Nesse método, o indivíduo participa de comissões, delibera e toma decisões sobre situações reais. A alternativa afirma que é um método fora do cargo, por isso está errada.
Gabarito: C