SóProvas


ID
1768279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A norma NBR 15999 especifica os requisitos de um plano para manter a operação em funcionamento em caso de alguma ocorrência grave no ambiente de negócio. A esse respeito, julgue o item a seguir.

A NBR 15999 faz uso do modelo PDCA (plan-do-check-act), de forma a trabalhar o desenvolvimento, a implementação, a manutenção e a melhoria de um sistema de gestão de continuidade do negócio.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    1) Plan - Estabelecer
       Gestão do Programa de GCN
       Incluindo a GCN na cultura da Organização
    2) Do - Implementar e Operar
       Entendendo a Organização
       Determinando a Estratégia de CN
       Desenvolvendo e Implementando uma resposta de GCN
       Testando, Mantendo e Analisando Criticamente os Preparativos de GCN
    3) Check - Monitor e Análisar Críticamente o GCN
    4) Action - Manter e Melhorar

  • Ciclo PDCA tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. Com base nesta análise e comparação das ações com aquilo que foi planejado, o gestor começa então a implantar medidas para correção das falhas que surgiram no processo ou produto.

     

    Veremos agora cada uma destas etapas isoladamente, confira:

     

    P = Plan (planejamento) : Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente.

     

    D = Do (fazer, execução) : Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.

     

    C = Check (checagem, verificação) : Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos.

     

    A = Act (ação) : Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.

     

    É importante lembrar que como o Ciclo PDCA é verdadeiramente um ciclo, e por isso deve “girar” constantemente. Ele não tem um fim obrigatório definido. Com as ações corretivas ao final do primeiro ciclo é possível (e desejável) que seja criado um novo planejamento para a melhoria de determinado procedimento, inciando assim todo o processo do Ciclo PDCA novamente. Este novo ciclo, a partir do anterior, é fundamental para o sucesso da utilização desta ferramenta.

     

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com