SóProvas


ID
176842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne ao princípio da territorialidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • resposta b

    Princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último.

  •  Princípio da territorialidade: estabelece que os documentos devem permanecer no territorio em que foram produzidos - entende-se por território um país, uma, região administrativa ou instituição

    Também conhecido como princípio da proveniência territorial, é um preceito derivado do princípio da proveniência, e apregoa a pertinência dos documentos próxima à localidade de sua produção.

    Tem aplicação nos níveis nacional, regional e institucional. 

    Difere-se completamente do princípio da pertinência territorial.

  • Princípio da Territorialidade : Também conhecido como Princípio da Proveniência Territorial, trata-se de uma derivação do Princípio da Proveniência, segundo o qual os arquivos devem ser conservados em serviços de arquivo do território em que foram produzidos, exceto os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares. Para que os arquivos permaneçam vivos, sejam utilizados e melhor entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional e institucional.

  • Pessoal, vamos colocar de que fonte os comentários estão sendo retirados, pois assim irá passar mais confiabilidade aos mesmos, além de facilitar a consulta em livro.

    Obrigado
  • Galera, desculpe a ignorância, mas o princípio da territorialidade não deriva do princípio da proveniência? Vejam a explicação no livro Arquivologia Facilitada:

    "Estes não podem ser misturados a outros fundos, isto é, devem ser organizados pela origem dos arquivos (pcp da proveniência ou respeito aos fundos). A partir desse princípio básico, tem-se a ideia de pertinência territorial, segundo a qual os arquivos devem ficar custodiados em seu território de produção."

    Se alguém puder me ajudar nesse entendimento... mande-me uma mensagem!
  • Resposta letra "b", outra questão ajudaria a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; 

    Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.

    GABARITO: CERTA.

  • Princípio da TERRITORIALIDADE/PERTINÊNCIA TERRITORIAL: os arquivos devem ser conservados em serviço de arquivo do TERRITÓRIO no qual FORAM PRODUZIDOS OU ACUMULADOS. 

    Exceção: documentos de representações diplomáticas e resultantes de operação militar.

  • Macete – localização/procedência

    - princípio da proveniência – não misturar a procedência e manter a ordem original, durante as atividades: criação, avaliação, aquisição, classificação, descrição, difusão e preservação. 

    - princípio da territorialidade – atividade  'local em que deve manter conservados'

    - método geográfico – atividade de arquivamento

     

  • Diferença entre as letras A e B, segundo Rousseau e Couture:

    Letra A: Princípio da Pertinência Territorial

    Conceito oposto ao princípio da proveniência segundo o qual, sem se ter em conta o seu lugar de criação, os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território a que o conteúdo deles se refere.

    Letra B: Princípio da Proveniência Territorial

    Estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços do território em que foram produzidos. Este território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.

    Fonte: Livro Os Fundamentos da Disciplina Arquivística