-
resposta 'c'
Arquivos Intermediários:
Conjunto de documentos originários de uma unidade de arquivo corrente, com pouca freqüência de uso, que aguardam destinação final em depósitos de armazenamento temporário.
- “Os documentos, nesta fase, permanecerão em um arquivo que já centraliza papéis de vários órgãos, porém sem misturá-los ou confundi-los, pelo prazo aproximado de 20 anos. É nessa fase que os documentos são submetidos às tabelas de temporalidade, que determinam seus prazos de vigência e de vida, segundo as respectivas tipologia e função.” Heloisa Bellotto
-
Acrescentando:
Localização dos arquivos: - Arquivos correntes: juntos aos órgãos produtores
- Arquivos intermediários:locais afastados, devido a manutenção ser mais barata( ver item "d" da questão)
- Arquivos permanentes: junto a centros culturais, universidades,etc.
-
O que torna a alternativa d errada é o fato dos arquivos intermediários serem centralizados e não descentralizados como anunciado.
-
O erro da letra B é que "Os documentos do arquivo intermediário NÃO pertencem à unidade que tem por atribuição o gerenciamento do arquivo intermediário. Eles pertencem, ainda, ao setor que o produziu. Tanto que para se consultar os arquivos contábeis, por exemplo, um outro setor deve pedir autorização ao mesmo (setor de contabilidade) e cabe ao arquivo intermediário, após autorização do produtor, conceder a consulta.
Espero ter ajudado!
-
Ok a letra C está certa, Numa questão de 2011 ela afirmou que os arquivos intermediarios possuem 2 fases, uma onde os documentos ficam próximos ao usuário direto e outra em que os mesmos ficam distantes do usuário direto.
Entretanto, como o valor dos documentos é primário, acredito que tem necessariamente valor fiscal ou legal.
-
Sobre a ''C''
A teoria das quatro idades documentais, proposta por Elio Lodolini, sugere que a idade intermediária pode ser dividida em dois momentos: arquivos de depósitoe pré-arquivos, conforme o nível de possibilidade de uso dos documentos.
Vale uma observação: a cespe adota o livro da Marilena, entretanto algumas questões ela pergunta especificamente sobre alguns autores, como é o caso da questão supracitada.
ITALIANOS = QUEREM DIVIDIR O INTERMEDIÁRIO EM 2 ;
CANADENSES = QUEREM DIVIDIR O CORRENTE EM 2 ;
2011/ CESPE/ Correios/ Analista de Correios - Arquivologia
O arquivo intermediário pode ser dividido em duas fases: uma em que os documentos ficam próximos do usuário direto, e outra em que eles ficam mais distantes do usuário, considerando-se maior ou menor possibilidade de uso desses documentos. CERTO
-
TABELA DAS TRÊS IDADES
------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO
░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░
░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░
░█▄▄▄█░ ⇒ TRANFERÊNCIA ⇒ ░█▄▄▄█░ ⇒ RECOLHIMENTO ⇒ ░█▄▄▄█░
░█████░ ░█████░ ░█████░
░█████░ ░█████░ ░█████░
⇩ ⇩
X ELIMINAÇÃO X ELIMINAÇÃO
VALOR PRIMÁRIO VALOR PRIMÁRIO VALOR SECUNDÁRIO
1º FASE/IDADE 2ª FASE/IDADE 3º FASE/IDADE
CORRENTE INTERMEDIÁRIO PERMANENTE
-
Gabarito: C.
Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
-
D) Quem descentraliza p/ diminuir os gastos, é o arquivo corrente e não o intermediário.
abrç.