-
resposta 'e'
O documento só é guardado, preservado pela instituição, porque possui algum valor. Esse valor pode ser Administrativo ou Histórico.
A Arquivologia denomina o valor administrativo como VALOR PRIMÁRIO.
A Arquivologia denomina o valor histórico como VALOR SECUNDÁRIO.
-
complementando:
Todo documento, seguindo o ciclo vital, deverá ao final ser encaminhado à sua destinação final. A destinação final do documento irá ocorrer no momento em que ele perder seu valor administrivo/valor primário.
-
questão interessante
Letra E
-
Esta questão traz uma transcrição de Rousseau e Couture (1998, p. 117-118), que fazem a seguinte definição de valor primário dos documentos:
Valor primário = “qualidade de um documento baseado nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, por outras palavras, nas razões para as quais o documento foi criado. A noção de valor primário está diretamente ligada à razão de ser de documentos e recobre exatamente a utilização dos documentos para fins administrativos.”
Ante o trecho sublinhado acima, vemos que a alternativa E está correta.
fonte: Professor Renato Fenili - Ponto dos concursos
-
valor primário
Valor atribuído a documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.
Fonte: DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA, 2005.
-
Valor primário= fiscal, jurídico, administrativo
valor secundário=histórico, cultural, informativo, probatório
-
Valor Primário (também chamado de administrativo ou imediato) - valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, e seu valor legal e fiscal. Relaciona-se ao período de utilidade do documento para o cumprimento de cada um desses seus fins.